Olá, fiquei muito feliz pelo resultado dos meus alunos na prova de domingo passado, dia em que enfrentaram 10 questões difícies de Português, realmente a banca me surpreendeu, digo isso pelo histórico dos Bombeiros e da Funcefet.
Não sabemos muitos detalhes da prova de combatente, contudo vamos começar aqui uma série de bizus para a prova de combatente, abs
Vamos começar com interpretação de texto, você vai me perguntar, interpretação tem dicas? Não é só ir lá e interpretar??
Existem várias dicas, vejam:
1.0 – Interpretação de Textos:
Interpretar um texto requer do candidato (a)
muito mais que regras e conceitos gramaticais. É preciso ter conhecimento de
mundo, bastante leitura e informação.
Entretanto,
alguns conceitos são indispensáveis para a realização de uma boa prova de
Interpretação.
Além
disso, é importante destacar também alguns assuntos muito cobrados que estão
relacionados com a Interpretação, como por exemplo:
Leitura,
compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos.
Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores
sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e
transformação de estruturas.
Cuidado
pessoal! Quando se trata de prova de Língua Portuguesa, com textos longos e
questões de interpretação complexas isso é suficiente para destruir qualquer planejamento de prova
e acabar com o emocional do concursando (a). Existem bancas que adoram textos
enormes, como a ESAF, por exemplo, que nos vence pelo cansaço.
1.1 – Coesão:
Para
BECHARA ( 2001) , o enunciado não se constrói com um amontoado de
palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência
e independência sintática e semântica, recobertos por unidades melódicas e
rítmicas que sedimentam estes princípios.
É preciso entender que o texto não é uma bagunça de ideias, ele precisa
ser organizado, é aí que entra a coesão textual!
Entretanto, alguns conceitos são
indispensáveis para a realização de uma boa prova de Interpretação.
Lexicais - São os elementos que estão ligados
às substituições e reiterações das palavras, está muito associado ao tópico do
seu edital sobre “...pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores
sequênciais...” Você vai perceber
que as reiterações aparecem nas provas nos casos em que as palavras se repetem,
já as substituições é quando a banca nos pede para substituirmos termos e
conferirmos se a coesão e coerência foram mantidas.
Para concursos é de suma importância o estudos
dos elementos coesivos!!
Dentre eles destaco:
·
Conjunções
·
Coesão Referencial Pronominal
·
Perífrases
SHIIIIII!! Calma, nós vamos falar de cada um
deles.
1.1.1– Conjunções:
“A língua possui unidades
que têm por missão reunir orações num mesmo enunciado.” Bechara
“Os vocábulos gramaticais
que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma
oração chamam-se conjunções” Celso Cunha
Ou seja, a conjunção é
por si só um elemento de coesão, pois ela participa da conectividade das
orações.
EX.: Estudei e levei o meu filho para a escola.
Pessoal, é importante salientar que necessariamente
para se ter uma oração precisamos de um verbo. Logo, uma oração gira em torno
de um verbo.
Estudei e levei o meu filho para a escola. Repare que o
elemento coesivo é o “e” que se classifica como conjunção aditiva, pois ele tem
a função de somar duas orações, uma girando em torno do verbo estudar (estudei)
e a outra do verbo levar (levei).
É muito difícil em
concurso pedir a classificação completa da conjunção, porém é vale a pena saber
o seu nome e principalmente entender o valor (significado) que ela proporciona
no texto.
As conjunções são
divididas em Coordenativas e Subordinativas, que mais para frente
(no nosso curso) você perceberá que tais conjunções irão formar as orações
coordenadas e subordinadas.
Coordenativas A3CE
|
Subordinativas C6TFP
|
|
Obs.: Ainda existe a
conjunção Integrante (falaremos depois)
|
Obs.: Queridos alunos, na
aula de MORFOlLOGIA abordaremos tudo sobre as conjunções!!
1.1.2 Coesão Referencial Pronominal
Essa coesão é basicamente
feita quando se quer retomar ou antecipar um termo no texto.
Repare que o pronome reto
“Ela” retoma um termo (Maria)
O curso de que mais gosto
é este: Canal dos Concursos.
Repare que o termo “este”
que é um pronome demonstrativo está
relacionado a algo que ainda virá no texto.
Pessoal, isso cai muito em prova!! Nas provas as
bancas pedem para vocês verem se a correspondência entre os termos está
correta.
|Referência Pronominal
Endofórica
|
Anafórico
Ex.:
A violência está absurda. Isso é grave.
|
Catafórico
Ex.: Estude isto:
Português.
|
Obs.: Essas referências
são chamadas Endofóricas porque elas estão dentro do corpo do texto
(Endo-dentro) se relacionando como elementos coesivos.
Obs.: Anafórico
então é o termo que faz menção a um termo anterior e Catafórico a um
termo posterior.
Obs.: Se o pronome tiver
como referência algo fora do texto, ele exerce a função Exofórica também
chamada de Dêitica. Ex.: Este crime vai assustar nossa cidade.
1.1.3
Perífrase:
Que nome é esse, Tiago? É
fácil, vejam só este exemplo:
Ex.: O Botafogo é o melhor do campeonato. O time está ganhando todas!
Reparem que foi usada uma
palavra sinônima (sentidos parecidos) para substituir (evitar a repetição) do
nome Botafogo.
Na verdade, é preciso
entender, que nem sempre utilizamos um vocábulo completamente sinônimo para
retomar determinadas informações, nesses casos podemos usar expressões um pouco
mais desenvolvidas, chamadas PERÍFRASES.
Ex.: O Brasil vem crescendo no cenário Internacional. Tal país será sede de copa e Olimpíadas.
Bom, existem algumas
classificações!! Vamos vê-las:
Perífrase
|
Hipônimo
É quando é usado um
termo mais específico.
Ex.: As cidades estão
mais poluídas. O Rio de Janeiro é um
exemplo. (mais específico)
|
Hiperônimo
É quando é usado um
termo mais amplo, genérico.
Ex.:
O Gol está mais caro. Os carros é um luxo
hoje. (termo mais amplo)
|
Bom esses são alguns
conceitos muito importantes para uma boa interpretação quando o assunto é Coesão
textual. Já Já vamos praticar!!rs
2.0 – Coerência:
“A
coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja,
ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,
portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à
inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o
receptor tem para calcular o sentido deste texto. Este sentido, evidentemente,
deve ser do todo, pois a coerência é global.” (Koch, 2001, p.21)
A coerência é mais complexa, ela está atrelada a fatores subjetivos de um texto. Você pode ter um texto todo coeso, formatado com as estruturas certas, mas que pode faltar coerência, ou seja, a coerência está muito ligada ao sentido que o texto possui, ou a mensagem que o autor do texto quer passar para o leitor.
A coerência é mais complexa, ela está atrelada a fatores subjetivos de um texto. Você pode ter um texto todo coeso, formatado com as estruturas certas, mas que pode faltar coerência, ou seja, a coerência está muito ligada ao sentido que o texto possui, ou a mensagem que o autor do texto quer passar para o leitor.
Alguns elementos de coerência textual são
muito cobrados em prova, às vezes você nem percebe mais tais elementos estão
lá. São eles:
üIntencionalidade: A intenção do
autor ao escrever o texto.
|
üAceitabilidade: A capacidade do
leitor de aceitar o assunto abordado no texto.
|
üSituacionalidade: Está ligado ao
contexto vivido pelo Autor-Leitos, por exemplo pode ser que na prova do TSE,
no dia 12 de fevereiro, os texto venham abordando o assunto Eleições, isso é
muito comum em concurso.
|
üInformatividade: É basicamente a
forma que o texto aborda o assunto, ou seja, se ele vai direto ao assunto e
explicitamente é possível interpretá-lo ou se vai ser preciso usar a
Inferência textual.
|
üIntertextualidade: É um processo de
comunicação entre textos, as vezes as prova utiliza dois, três ou quatro
textos e existe uma correlação entre eles que é abordada no próprio corpo dos
textos e cabe a você interpretar as relações entre eles.
|
3.0 Paráfrase:
É a repetição de um termo, uma frase ou talvez
um momento vivido por uma pessoa, só que contado a partir do seu modo de
falar ou escrever. Lembra da brincadeira de telefone sem fio do colégio? É
mais ou menos isso. Rsrs

Ex.: O
candidato fez a prova com pressa.
1- Com pressa, o
candidato fez a prova.
2- O candidato fez a
prova com nervosismo.
3- O candidato fazia a
prova com pressa.
Comentário: Só a primeira
reescritura é válida, pois a segunda alterou o sentido da frase ao mudar o modo
como o candidato fez a prova e a terceira alterou o tempo verbal da ação,
mudando assim o sentido da frase.
Outra coisa muito
importante dentro da paráfrase é a diferença da linguagem Coloquial para
Formal.
Tenho visto muitas bancas
perguntando sobre isso!! Pois, algumas expressões de uso diário não são bem
aceitas no padrão culto, isto nos sugere um processo de substituição para
mantermos a elegância da fala ou do texto escrito.
LINGUAGEM
COLOQUIAL
|
LINGUAGEM FORMAL
|
Fique
de olho nas Eleições.
|
Fique
atento às eleições.
|
Tem que ter jogo de cintura para agüentar
tais jogadores.
|
Tem que ter habilidade para agüentar tais
jogadores
|
Ele amarelou na hora do jogo.
|
Ele desistiu na hora do jogo
|
João é um puxa-saco do patrão
|
João é bajulador do patrão
|
Exemplos do uso no cotidiano:
“LaGuerta é uma puxa-saco de
padrão internacional. Puxou de todo mundo até o alto escalão de investigadores
de Homicídios. Infelizmente, trata-se de um ofício em que sua capacidade de
seduzir nunca foi exigida e ela era uma péssima detetive.” Folha de São
Paulo, 24/11/2009
“O italiano Roberto
Mancini, técnico do Manchester City, afirmou que o cansaço faz com que os
jogadores "não pensem sobre o que dizem" e criticou o argentino
Carlitos Tevez, de seu time, que chamou o lateral Gary Neville, do Manchester
United, de "tonto" e "puxa-saco". Folha de São
Paulo, 22/01/2010
4.0 Inferência Textual
Até agora vimos a
interpretação para analisar questões que apresentam, no enunciado, termos como:
“idéia central”, “objetivo do texto”, “intenção do autor”, e tantos outros que
tenham por objetivo avaliar a capacidade do sujeito de descobrir a
intencionalidade do texto.
Porém existe também a
figura da inferência Textual que vem a ser uma interpretação que o leitor fará por meio do seu
conhecimento de mundo anterior à leitura. Logo, nada no texto indica
que existe uma idéia explícita ou até mesmo implícita.
As suas experiências de
vida enquanto ser humano e leitor são decisivas para a leitura, bem como as do
autor o foram para a construção do texto.
Perguntas do tipo,
segundo o texto, segundo o 1º parágrafo, são perguntas objetivas, onde as
respostas estão explicitamente no texto.
Já nas Inferências
Textuais, é preciso haver uma interpretação mais ampla, indo ao encontro de
elementos fora do texto. Nesses casos, destacam-se perguntas como: Depreende-se do texto, Infere-se do
texto e por aí vai.
Ex.:
“ Quando pisar no gramado do
estádio Santa Laura, em Santiago, na noite desta quarta-feira para buscar a
classificação à final da Copa Sul-Americana diante do Universidad de Chile, o time de Cristóvão Borges
vai levar uma dúvida de seu torcedor: qual Vasco estará em campo? Aquele que já
conquistou classificações e títulos históricos fora de casa ou o que perdeu
todas as partidas da Sul-Americana disputadas longe de São Januário
neste ano?”
fonte: http://oglobo.globo.com/vasco/fora-de-casa-vasco-acumula-derrotas-neste-ano-vitorias-historicas-334846629/11/11
fonte: http://oglobo.globo.com/vasco/fora-de-casa-vasco-acumula-derrotas-neste-ano-vitorias-historicas-334846629/11/11
Quem
conhece o futebol brasileiro não terá problemas para identificar que São
Januário é o estádio do Vasco. Mas pela lógica do texto também podemos
inferir que São Januário é o estádio do Vasco, mas certeza mesmo, somente quem
tem conhecimento de mundo. Nesse caso de futebol. Rsrsrs
Ex.: Ponte sobre córrego
em Nova Friburgo
ainda é provisória
Quase um ano depois, a ponte de madeira que liga os dois lados do bairro Córrego d' Antas,em Nova Friburgo , ainda
é provisória. Por conta da força das águas, o córrego virou um rio. Muitas
casas condenadas pelas Defesa Civil depois das chuvas de janeiro ainda não
foram demolidas. A situação no bairro continua complicada. http://oglobo.globo.com/serra/ponte-sobre-corrego-em-nova-friburgo-ainda-provisoria-3313667
Quase um ano depois, a ponte de madeira que liga os dois lados do bairro Córrego d' Antas,
Quase um ano de
que? Rsrs Pois é, caso você fosse morador da Região Serrana do estado do Rio de
Janeiro, saberia certamente que no dia 12/01/11 aconteceu uma das maiores
tragédias naturais do Brasil naquele lugar. Todavia, podemos inferir do
texto que a quase um ano atrás algo fora do comum aconteceu que abalou o
pequeno bairro de Córrego d' Antas, em Nova Friburgo.
5.0 Funções da Linguagem
Primeiramente é bom esclarecer que não se
trata de figuras de linguagem como Metáfora, Antítese e etc...
As funções da linguagem estão ligadas à
intenção do autor do texto ao escrevê-lo!! São elas:
1
Função referencial;
2
Função emotiva;
3
Função conativa;
4
Função fática;
5
Função metalinguística;
6
Função poética;

É mais usada no dia-a-dia, a função
referencial ou
informativa também chamada denotativa ou cognitiva, privilegia o contexto. Ela evidencia o assunto, o
objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da
comunicação. Faz referência a um contexto, ou seja, a uma informação sem
qualquer envolvimento de quem a produz ou de quem a recebe. Sua intenção é
unicamente informar!!
Cota para Bolsa Família deve
jogar ingresso da Copa em R$ 40
“O governo federal já tem ideia de quanto deverá cobrar pelo ingresso da
Copa do Mundo de 2014, no caso de uma parcela ser destinada aos beneficiários
do programa Bolsa Família, com preço reduzido: cerca de R$ 40 por partida.”

É aquela centralizada no emissor, revelando sua
opinião, sua emoção!
Ex.: Sinto que viver é inevitável. Posso na
primavera ficar horas sentada fl1mando, apenas sendo. Ser às vezes sangra. Mas
não há como não sangrar pois é no sangue que sinto a primavera. Dói. A
primavera me dá coisas. Dá do que viver E sinto que um dia na primavera é que
vou morrer De amor pungente e coração enfraquecido.
(Clarice Lispector)
(Clarice Lispector)


Em um outro tipo de situação muito comum na
conversação cotidiana, o emissor usa procedimentos para manter o contato físico
ou psicológico com o interlocutor, como em alô! Linguagem das falas telefônicas,
saudações e similares. Interjeições, Lugar comum, Saudações, Comentários sobre
o clima.

A função metalingüística visa à tradução do código
(língua) ou à elaboração do discurso, um grande exemplo é o dicionário!
Ex.: eu quis dizer... bem... quero dizer que essa
palavra poderia ser substituída por outra mais precisa, que desse a entender
que...".
Ou seja, como a função metalinguística é explicar o
próprio código, esse desenho do menino maluquinho é um exemplo de
metaliguística pois a mãe explica o significado de “Mal-Educado” ao filho

É a linguagem da poesia, É aquela centralizada na mensagem, revelando
recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela
é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem
figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas
propagandas.
Ex.:
Canção do
dia de sempre
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
Mario
Quintana
Obs.: É importante saber que num texto qualquer
você pode ter vários tipos de funções da linguagem, mas apenas um vai se
sobressair!!