Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

10 DICAS DE REDAÇÃO

Dez Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

redaçao

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo

QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA VOCÊS

Em uma viagem ecológica foram realizadas três caminhadas. Todos aqueles que participaram das três caminhadas tinham um espírito realmente ecológico, assim como todos os que tinham um espírito realmente ecológico participaram das três caminhadas. Nesse sentido, podemos concluir que:

a)

Carlos participou de duas das três caminhadas, mas pode ter um espírito realmente ecológico.

b)

Como Pedro não participou de nenhuma das três caminhadas ele, é antiecológico.

c)

Aqueles que não participaram das três caminhadas não têm um espírito realmente ecológico.

d)

Apesar de ter participado das três caminhadas, Renata tem um espírito realmente ecológico.

Questão cód. 47409
2)

José quer ir ao cinema assistir ao filme "Fogo contra Fogo" , mas não tem certeza se o mesmo está sendo exibido. Seus amigos, Maria, Luís e Júlio têm opiniões discordantes sobre se o filme está ou não em cartaz. Se Maria estiver certa, então Júlio está enganado. Se Júlio estiver enganado, então Luís está enganado. Se Luís estiver enganado, então o filme não está sendo exibido. Ora, ou o filme "Fogo contra Fogo" está sendo exibido, ou José não irá ao cinema. Verificou-se que Maria está certa. Logo:

a)

o filme "Fogo contra Fogo" está sendo exibido

b)

José não irá ao cinema

c)

Júlio está enganado, mas não Luís

d)

Luís está engando, mas não Júlio


3)

Cada um dos três participantes de um torneio de xadrez deu uma informação sobre o que ocorreu no evento. João disse que Carlos foi o 3º colocado; Alberto disse que João foi o 2º colocado e Carlos atribuiu a si mesmo a 2ª colocação. Sabendo que só o primeiro colocado disse a verdade, deve-se concluir que:

a)

Alberto foi o 1º colocado.

b)

João foi o 2º colocado.

c)

Alberto foi o 3º colocado.

d)

João foi o 1º colocado.


4)

Uma empresa desenvolve suas atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ela possui 74 empregados, sendo que alguns deles trabalham em um único turno, outros em dois turnos e até alguns que trabalham nos três turnos. A relação a seguir mostra essa divisão em turnos dos empregados da empresa:
- 4 trabalham nos três turnos;
- 10 trabalham nos turnos matutino e noturno;
- 8 trabalham apenas nos turnos vespertino e noturno;
- 12 trabalham apenas nos turnos matutino e vespertino;
- 9 trabalham apenas no turno noturno;
- 42 trabalham no turno matutino.
Nessa situação, é correto afirmar que:

a)

15 empregados trabalham apenas pela manhã.

b)

39 empregados trabalham no turno da tarde.

c)

10 empregados trabalham apenas à tarde.

d)

9 empregados trabalham à tarde e à noite.


5)

Em uma empresa, o número de funcionários do sexo masculino é 2/3 do número de funcionários do sexo feminino. Um terço dessas mulheres não tem filho algum. Com relação ao número total de funcionários, qual a porcentagem de mulheres, funcionárias dessa empresa, que têm pelo menos um filho?

a)

20%

b)

30%

c)

40%

d)

50%


6)

Cinco amigos vão a uma festa, mas um deles não foi convidado. Uma amiga pergunta quem era o penetra.

– É o João – responde Gabriel.
– Eu não sou – responde Rodrigo.
– É o Fernando – diz Tiago.
– Eu não sou – responde João.

Se só um deles falou mentira, o penetra da festa era:

a)

Gabriel.

b)

João.

c)

Rodrigo.

d)

Fernando.


7)

Ana precisa fazer uma prova de matemática composta de 15 questões. Contudo, para ser aprovada, Ana só precisa resolver 10 questões das 15 propostas. Assim, de quantas maneiras diferentes Ana pode escolher as questões?

a)

3003

b)

2980

c)

2800

d)

3006


8)

Tonico tem uma granja onde cria galinhas e coelhos, num total de 42 cabeças e 100 pés. O número de coelhos e galinhas é, respectivamente:

a)

7 e 35

b)

5 e 37

c)

8 e 34

d)

2 e 40


9)

Um homem está preso numa cela. Há duas portas nesta cela, em paredes opostas uma a outra. Cada uma dessas portas tem um guarda ao seu lado. Um dos guardas só fala a verdade. O outro guarda só fala mentiras. Uma das portas dá para a liberdade e a outra porta dá para um pântano infestado de crocodilos. O prisioneiro não sabe qual dos guardas só fala a verdade e qual só fala mentiras. Ele também não sabe qual das portas dá para a liberdade e qual dá para o pântano. Os guardas, contudo, sabem qual porta dá para a liberdade e qual dá para o pântano infestado. O prisioneiro pode fazer uma única pergunta a um único guarda. O prisioneiro conquistará a liberdade se conseguir fazer uma pergunta cuja resposta determine qual porta dá para a liberdade. Feita essa pergunta, poderá sair da prisão. A pergunta é:

a)

“Que porta dá para a liberdade?” (dirigida a qualquer um dos guardas).

b)

“Que porta dá para o pântano?” (dirigida a qualquer um dos guardas).

c)

“O outro guarda pode me indicar o caminho da liberdade?” (dirigida a qualquer um dos guardas).

d)

“Se eu perguntasse ao outro guarda que porta dá para a liberdade, que porta ele indicaria?” (dirigida a qualquer um dos guardas).


10)

Para um trabalho voluntário de combate ao mosquito causador da dengue, um professor de biologia dividiu três classes, uma com 27 alunos, outra com 45 e outra com 36, e formou grupos com o mesmo número de participantes, de modo que cada grupo foi formado por alunos de uma mesma classe e com o maior número possível de alunos. Sabendo-se que nenhum aluno deixou de participar dos grupos, pode-se concluir que ele conseguiu formar:

a)

7 grupos.

b)

8 grupos.

c)

9 grupos.

d)

12 grupos.

Gabarito:
01) C 02) B 03) D 04) B 05) C
06) D 07) A 08) C 09) D 10) D

GALERA ENTREM NESTE SITE....É D+ MUITO BOM!!

http://concurseirosdobrasil.net/category/apostilas