Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MAIS UMA AULA PARA VOCÊS!!


 INFELIZMENTE A POSTAGEM NÃO VAI FICAR COMPLETA POIS HÁ UMA INCOMPATIBILIDADE DO ARQUIVO. MAS É SÓ ME PEDIR POR E-MAIL, MAS COM MODERAÇÃO, RSRS


Olá a todos! Tudo bem?
Estamos começando mais uma aula em pdf, hoje, iremos falar sobre um assunto muito cobrado em provas de concursos, a função dêixis.

Dêiticos são elementos linguísticos que indicam o lugar ( aqui ) ou o tempo ( agora ) em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado ( eu/tu ).

Observe essa frase.

Maria é bonita. Ela é legal.

Quem é legal? Só pode ser Maria professor! Sim, exatamente! Repare que o pronome pessoal Reto está se referindo à Maria.


Esta é exatamente uma função dêitica. Amigos, isso é o que mais cai em provas.

Veja:
Prova de Analista do INSS
Perito Médico da Previdência Social
FCC -2008

O final do século XIX está associado a aspectos que
afetaram o nosso tempo. Entre eles, e principalmente, o colapso
das velhas maneiras de viver, enraizadas na era pré-industrial.
O tremendo crescimento da capacidade técnica tornou a vida
muito mais intrincada do que costumava ser. Se isto é bom ou
mau, não está em questão aqui. Meramente observamos o fato
de que as demandas do nosso tempo são enormemente
variadas e as exigências da vida cotidiana muito mais
complexas do que antes.
Tudo isso [T1] também se reflete na esfera intelectual. Se em
outras épocas fora possível uma única pessoa dominar várias
disciplinas, agora se torna cada vez mais difícil que alguém
adquira um conhecimento profundo, até mesmo em um só
campo. A fragmentação dos objetivos intelectuais em
compartimentos cada vez mais estreitos provocou, na nossa
época, uma verdadeira confusão de idiomas. Esse estado de
coisas doentio resulta de certas mudanças que se impuseram
com o crescimento da sociedade tecnológica contemporânea.
Em passado não muito distante, prevalecia, não apenas dentro
de um determinado país, mas em grande medida em toda a
Europa ocidental, um ambiente comum compartilhado por todos
os que alcançavam um certo nível de educação. Naturalmente,
essa educação não era um verniz universal nem igualitário. Em
geral era um privilégio, uma exclusividade, que desde então
vem sendo amplamente eliminada; agora o único critério
admissível é a competência, privilégio de uma espécie diferente.
Essa base comum de entendimento desapareceu desde então.
(Adaptado de Bertrand Russel. História do pensamento
ocidental: a aventura das idéias dos pré-socráticos a
Wittgenstein. Trad. Laura Alves e Aurélio

A questão falava:

“A expressão Tudo isso refere-se ao conjunto de
fatores que passarão a ser elencados como os que
incidem sobre a esfera intelectual.”

MENTIRA!! AMIGOS, A EXPRESSÃO SE REFERE AO CONJUNTO DE FATORES JÁ DITOS, OU SEJA, JÁ FORAM ABORDADOS NO PARÁGRAFO ANTERIOR.

OS ELEMENTOS DÊITICOS


Organograma


BIZUZÃO!!
  • Nos concursos é raro cair tais nomes.
  • Ex.: João é estudante. Seu[T2]  sonho é ser aprovado.



  • Ex.: As cidades são estas[T3] : Nova Friburgo e Teresópolis.













Vamos para mais exemplos para fixar!!


TJ-RJ 2008 – CESPE (ANALISTA)
Para se fazer uma revista de divulgação científica hoje, três
diretrizes devem ser observadas. A primeira é o que queremos dizer
e o que temos para dizer em uma revista. A segunda, se temos os
4 meios humanos e financeiros para realizar o projeto. A terceira se
refere à necessidade urgente de ampliar a “infra-estrutura” de
conhecimentos necessários para que a educação encontre raízes
7 profundas em nossa sociedade, nos laboratórios de pesquisa, na
natureza e na história que vivemos.
A divulgação científica, as informações e os conhecimentos
10 que podemos oferecer à educação são elementos que contribuem
para formar a opinião, a capacidade de crítica e de decisão dos
diferentes setores da sociedade. Oferecer, por exemplo, dados e
13 análises da história da educação superior no Brasil é importante para
equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
Ciência Hoje, jul./2002, p. 19 (com adaptações).


Assinale a opção correta referente ao emprego, no texto, de
elementos anafóricos e de outros recursos de coesão e
coerência textual.

primeiro parágrafo do texto, refere-se ao projeto para a
educação no Brasil.
B No trecho “em nossa sociedade” (R.7), “nossa” reporta-se
a uma comunidade científica específica.

                                                                                  AMIGOS, PERCEBAM QUE EM NOSSA SOCIEDADE NÃO É UM TERMO ANAFÓRICO OU CATAFÓRICO, A ALTERNATIVA É SIMPLESMENTE ERRADA PELA INTERPRETAÇÃO DO CONTEXTO EM QUE EM NOSSA SOCIEDADE” ESTÁ INSERIDO, NELE PERCEBEMOS QUE O PRONOME POSSESSIVO NOSSA SE REFERE AO ESCRETITOR E EMISSOR, OU SEJA, A SOCIEDADE BRASILEIRA!! CHAMOS DE FUNÇÃO EXOFÓRICA (ESSE É O NOME DA FUNÇÃO DÊITICA PROPRIAMENTE DITA), TAL EXPRESSÃO, POIS ELA ESTÁ PARA ALÉM DO TEXTO. NÃO É NEM PARA TRAS (ANAFÓRICO) OU PARA FRENTE (CATAFÓRICO) E SIM, PARA ALÉM DO TEXTO.


PESSOAL, CASO FALE:

EX.: ONDE ESTOU? A RESPOSTA VAI SER SEI LÁ, rsrsrs, pois é a resposta é exofórica, está fora do texto.

Epanafórica: Só para dizer que não falei dela, afirmo a vocês que essa função é simples de mais!! Na realidade ela é uma figura de linguagem, que consiste na repetição de um termo sempre no início de um parágrafo ou linha.

Ex.: “If it weren't for your maturity none of this would have happened
If you weren't so wise beyond your years I would've been able to control myself
If it weren't for my attention you wouldn't have been successful and
If it weren't for me you would never have amounted to very much” Música:
Alanis Morissette



ONDE TEM UMA FUNÇÃO EPANAFÓRICA?? É INGLÊS??rsrsrs.REPARE QUE O INÍCIO DESTA MÚSICA É IGUAL EM TODAS AS LINHAS: If you weren't, pronto essa repetição é um exemplo de EPANAFÓRICA!!
           
PARA FINALIZAR VAMOS VER OUTRAS QUESTÕES:




Diplomacia é exatamente isto: a arte de usar sinais e palavras para manifestar agrados e desagrados, defender interesses e estabelecer limites, construir respeito recíproco e negociar parcerias.

O pronome destacado no trecho acima exerce função:

(A) anafórica.

(B) dêitica.

(C) epanafórica.

(D) catafórica.

(E) díctica.

AMIGOS, SÓ PODE SER LETRA D, POIS O PRONOME SE REFERE A ALGO QUE VIRÁ APÓS!!





Texto I
Casa da Leitura Chico Mendes
(*Eliana Yunes)
Pense num bairro de periferia, numa rua ainda de barro,
numa pré-escola de terra batida, sob um teto de amianto que
já foi abrigo de aves, mas imagine uma vizinhança de gente
simpática, prestimosa, desejosa de novos horizontes na vida e
você localiza em Rio Branco, no bairro Chico Mendes, uma rua
Gregório Filho, cruzamento com a rua do Angico, onde foi
inaugurada a segunda Casa de Leitura da capital.
A Casa de Leitura Chico Mendes, cuidada como se fosse
uma casa de encantamentos, tem cerca, canteiros verdes,
goiabeiras e cupuaçuzeiro; a partir de hoje tem dez novas
seringueiras que em 15 anos vão estar chovendo sementes no
quintal, como hoje, as do Theatro Helio Melo. Uma varanda
aberta, acolhedora, envolve a casinha de madeira reformada,
com cortinas de chita nas janelas e cadeira de vime ao lado
das redes de balanço coloridas. Pepetas no beiral anunciam
para a criançada que ali mora a liberdade de voar... com o
pensamento!
No único salãozinho de leitura, uma roda central em tronco
grosso de madeira pende como um candelabro, baixo, ao
alcance das mãos e olhos ávidos, curiosos, remexendo o
acervo dos livros expostos... Nos cantos, troncos naturais
polidos e cortados sustentam outras coleções como mesas de
apoio, enquanto os muito pequenos, sentados lado a lado em
esteiras de palha de bananeira, rolam as páginas coloridas.
Na pirâmide de caixotes em que se guardam os livros,
culmina uma miniatura da casa de Chico Mendes em Xapuri.
Do outro lado sua foto, sorridente, vivo, dialoga com suas
imagens do primeiro Prêmio Chico Mendes de Cultura. Uma
sala com Internet convida os jovens a outras leituras, com
CDs, música e plástica.
Foi comovente acompanhar o hasteamento das bandeiras,
por um senador da República, Tião Viana, pela presidente do
Comitê Chico Mendes e pela diretora da Associação de
Moradores, sob as vozes e batuque das crianças do Som da
Floresta. O mate gelado corria sem pressa, e os vizinhos,
convidados e imprensa se misturavam para ouvir histórias,
receber a bênção e acompanhar os brevíssimos discursos.
Antes de começar a festa, os vizinhos já tinham tomado conta
da Casa, na alegria deste sinal de vida nova...
Esse exemplo de união pela cidadania deveria mover
muitas vezes o poder público, o empresariado, os artistas e a
comunidade para semear Casas da Leitura pelo Acre como
seringueiras e castanheiras.
(*Eliana Yunes é idealizadora e primeira coordenadora do PROLER – Programa
Nacional de Leitura / Fundação Biblioteca Nacional.)
(Fonte: http://www.ac.gov.br/secom/noticias/jan2005/n01_25jan2005.html. Acesso em
19/03/2006)


O pronome Esse (L.40) tem, no texto I, valor:
(A) díctico. (B) catafórico.
(C) anafórico. (D) metafórico.
(E) resumitivo.

AMIGOS, SÓ PODE SER ANAFÓRICO, POIS FAZ REFERENCIA A ALGO ANTERIOR. FÁCIL NÉ?? CAI MUITO ISSO PESSOAL!!!



É ISSO AÍ PESSOAL, UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!!

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 [T1]Repare que a expressão “Tudo Isso” se refere a todo o contexto do parágrafo anterior
 [T2]FUNÇÃO ANAFÓRICA, REFERE-SE AO TERMO QUE VEM ANTES DELE.
 [T3]FUNÇÃO CATAFÓRICA, REFERE-SE AO TERMO QUE VEM APÓS.
 [T4]ERRADO. O TERMO PROJETO SE REFERE AO QUE FOI DITO LINHAS ANTES, OU SEJA, FAZER UMA REVISTA