Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EIS O RESUMO DO EDITAL DO SENADO QUE FIZ




Senado Federal abre 133 vagas de até R$ 18.440,64 para Analista Legislativo

6.3 As provas escritas objetivas de múltipla escolha e provas discursivas serão realizadas no dia 11 de março de 2012, com cinco horas e meia de duração, no turno da tarde, das 15h às 20h3Omin (horário de Brasília-DF).



DAS PROVAS ESCRITAS DISCURSIVAS
8.1 As Provas Escritas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas no mesmo dia das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha.
8.1.1 Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos classificados até o quantitativo de corte de até 10 (dez) vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo/área/especialidade/subárea, respeitados os empates na última posição e a reserva de vagas para candidatos com deficiência.
8.2 Para fins de correção, as Provas Escritas Discursivas serão desidentificadas e digitalizadas.
8.3 As Provas Escritas Discursivas terão caráter eliminatório e classificatório, sendo compostas da seguinte forma:
QUADRO DE TEXTOS
MÍNIMO DE LINHAS
MÁXIMO DE LINHAS
TOTAL DE PONTOS
T1
Redação
25 (vinte e cinco)
30 (trinta)
20 (vinte)
T2
Questão discursiva
-
30 (trinta)
20 (vinte)


TOTAL DE PONTOS DA ETAPA
40 (quarenta)

LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e análise de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografiaoficial. Acentuação gráfica. Redação Oficial (Manual de Redação da Presidência da República e Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal).
LÍNGUA INGLESA
Estratégias de leitura: compreensão geral do texto; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos não literários; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; função e estrutura discursivas; marcadores de discurso; elementos de coesão. Aspectos gramaticais: uso de artigos definidos e indefinidos; conhecimento dos tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções, pronomes e modais; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de coordenação e subordinação; voz passiva, discurso direto e indireto.

CONHECIMENTOS GERAIS

ÁREA: DEMAIS ÁREAS
Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. Noções de Direito Administrativo: conceitos, organização administrativa brasileira, poderes administrativos, administração pública, responsabilidade civil do Estado. Administração Pública direta e indireta: autarquias, fundações, entidades paraestatais. Constituição Federal: art. 1° ao 5°; 18 ao 24; 37 ao 41; 44 ao 75. Regime Jurídico: Lei 8.112/90 e suas alterações. Lei 8.666/93 e suas alterações. Lei 9.784/99. Regimento Interno do Senado Federal e Regimento Comum

ÁREA: APOIO TÉCNICO AO PROCESSO LEGISLATIVO
CONHECIMENTOS GERAIS (AÍ VOCÊ DEVE DESCONSIDERAR AQUELE DE CIMA)
Raciocínio Lógico: avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; álgebra e geometria básica. Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional.
ÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais - aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro.
CRONOGRAMA DO CONCURSO
Evento
Data
Período de Inscrições (Pagamento até 06/02/2012)
De 26 de dezembro de 2011 a 5 de fevereiro de 2012
Período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição
De 26 de dezembro a 29 de dezembro de 2011
Divulgação Da Relação Preliminar dos Candidatos isentos do pagamento da Taxa de Inscrição
16 de Janeiro de 2012
Divulgação da Relação final dos Candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição
23 de janeiro de 2012
Divulgação dos locais, datas, turnos e horários (de Brasília-DF) de realização das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha e Discursivas
A partir de 27 de fevereiro de 2012
Aplicação das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha e Discursivas
11 de março de 2012
Publicação do gabarito oficial preliminar das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
12 de março de 2012
Prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
De 13 a 14 de março de 2012
Publicação do julgamento dos recursos interpostos, bem como do gabarito definitivo e do resultado das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
2 de abril de 2012
Prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
De 3 a 4 de abril de 2012
Publicação do julgamento dos recursos interpostos, bem como do resultado definitivo das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
11 de abril de 2012
Divulgação do Padrão de Respostas das Provas Escritas Discursivas
27 de abril de 2012
Divulgação do resultado preliminar das Provas Escritas Discursivas e dos espelhos dos cadernos de textos definitivos
30 de abril de 2012
Recebimento dos recursos contra as notas das Provas Discursivas
De 2 a 3 de maio de 2012
Publicação do julgamento dos recursos contra as notas das Provas Discursivas
14 de maio de 2012
Convocação dos candidatos à Subárea de Taquigrafo para a Prova Prática
15 de maio de 2012
Aplicação da Prova Prática para a Subárea de Taquígrafo
20 de maio de 2012
Divulgação do Resultado da Prova Prática para a Subárea de Taquigrafo
21 de maio de 2012
Recebimento dos recursos contra as notas da Prova Prática
De 22 a 23 de maio de 2012
Publicação do julgamento dos recursos contra as notas da Prova Prática e do resultado da etapa
30 de maio de 2012
Convocação dos candidatos portadores de deficiência para a realização da perícia médica
4 de junho de 2012
Realização da Perícia Médica
25 de junho de 2012
Divulgação do resultado da Perícia Médica
26 de junho de 2012
Prazo para interposição de recursos contra o resultado da Perícia Médica
De 27 a 28 de junho de 2012
Publicação do julgamento dos recursos interpostos, bem como do resultado definitivo da Perícia Médica
4 de julho de 2012
Divulgação do Resultado Final Definitivo e Homologação do Concurso
5 de julho de 2012

OBS.: EXISTE A MATÉRIA ESPECÍFICA DE CADA CARGO!! VEJA O EDITAL COMPLETO DEPOIS...( http://www.pciconcursos.com.br/concurso/senado-federal-133-vagas)
Espero que gostem!!
abs,
Prof. Tiago Lyra

EIS RESUMO DO EDITAL DO SENADO QUE FIZ




Senado Federal abre 133 vagas de até R$ 18.440,64 para Analista Legislativo

6.3 As provas escritas objetivas de múltipla escolha e provas discursivas serão realizadas no dia 11 de março de 2012, com cinco horas e meia de duração, no turno da tarde, das 15h às 20h3Omin (horário de Brasília-DF).



DAS PROVAS ESCRITAS DISCURSIVAS
8.1 As Provas Escritas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas no mesmo dia das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha.
8.1.1 Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos classificados até o quantitativo de corte de até 10 (dez) vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo/área/especialidade/subárea, respeitados os empates na última posição e a reserva de vagas para candidatos com deficiência.
8.2 Para fins de correção, as Provas Escritas Discursivas serão desidentificadas e digitalizadas.
8.3 As Provas Escritas Discursivas terão caráter eliminatório e classificatório, sendo compostas da seguinte forma:
QUADRO DE TEXTOS
MÍNIMO DE LINHAS
MÁXIMO DE LINHAS
TOTAL DE PONTOS
T1
Redação
25 (vinte e cinco)
30 (trinta)
20 (vinte)
T2
Questão discursiva
-
30 (trinta)
20 (vinte)


TOTAL DE PONTOS DA ETAPA
40 (quarenta)

LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e análise de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografiaoficial. Acentuação gráfica. Redação Oficial (Manual de Redação da Presidência da República e Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal).
LÍNGUA INGLESA
Estratégias de leitura: compreensão geral do texto; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos não literários; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; função e estrutura discursivas; marcadores de discurso; elementos de coesão. Aspectos gramaticais: uso de artigos definidos e indefinidos; conhecimento dos tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções, pronomes e modais; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de coordenação e subordinação; voz passiva, discurso direto e indireto.

CONHECIMENTOS GERAIS

ÁREA: DEMAIS ÁREAS
Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. Noções de Direito Administrativo: conceitos, organização administrativa brasileira, poderes administrativos, administração pública, responsabilidade civil do Estado. Administração Pública direta e indireta: autarquias, fundações, entidades paraestatais. Constituição Federal: art. 1° ao 5°; 18 ao 24; 37 ao 41; 44 ao 75. Regime Jurídico: Lei 8.112/90 e suas alterações. Lei 8.666/93 e suas alterações. Lei 9.784/99. Regimento Interno do Senado Federal e Regimento Comum

ÁREA: APOIO TÉCNICO AO PROCESSO LEGISLATIVO
CONHECIMENTOS GERAIS (AÍ VOCÊ DEVE DESCONSIDERAR AQUELE DE CIMA)
Raciocínio Lógico: avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; álgebra e geometria básica. Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional.
ÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais - aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro.
CRONOGRAMA DO CONCURSO
Evento
Data
Período de Inscrições (Pagamento até 06/02/2012)
De 26 de dezembro de 2011 a 5 de fevereiro de 2012
Período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição
De 26 de dezembro a 29 de dezembro de 2011
Divulgação Da Relação Preliminar dos Candidatos isentos do pagamento da Taxa de Inscrição
16 de Janeiro de 2012
Divulgação da Relação final dos Candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição
23 de janeiro de 2012
Divulgação dos locais, datas, turnos e horários (de Brasília-DF) de realização das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha e Discursivas
A partir de 27 de fevereiro de 2012
Aplicação das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha e Discursivas
11 de março de 2012
Publicação do gabarito oficial preliminar das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
12 de março de 2012
Prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
De 13 a 14 de março de 2012
Publicação do julgamento dos recursos interpostos, bem como do gabarito definitivo e do resultado das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
2 de abril de 2012
Prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
De 3 a 4 de abril de 2012
Publicação do julgamento dos recursos interpostos, bem como do resultado definitivo das Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha
11 de abril de 2012
Divulgação do Padrão de Respostas das Provas Escritas Discursivas
27 de abril de 2012
Divulgação do resultado preliminar das Provas Escritas Discursivas e dos espelhos dos cadernos de textos definitivos
30 de abril de 2012
Recebimento dos recursos contra as notas das Provas Discursivas
De 2 a 3 de maio de 2012
Publicação do julgamento dos recursos contra as notas das Provas Discursivas
14 de maio de 2012
Convocação dos candidatos à Subárea de Taquigrafo para a Prova Prática
15 de maio de 2012
Aplicação da Prova Prática para a Subárea de Taquígrafo
20 de maio de 2012
Divulgação do Resultado da Prova Prática para a Subárea de Taquigrafo
21 de maio de 2012
Recebimento dos recursos contra as notas da Prova Prática
De 22 a 23 de maio de 2012
Publicação do julgamento dos recursos contra as notas da Prova Prática e do resultado da etapa
30 de maio de 2012
Convocação dos candidatos portadores de deficiência para a realização da perícia médica
4 de junho de 2012
Realização da Perícia Médica
25 de junho de 2012
Divulgação do resultado da Perícia Médica
26 de junho de 2012
Prazo para interposição de recursos contra o resultado da Perícia Médica
De 27 a 28 de junho de 2012
Publicação do julgamento dos recursos interpostos, bem como do resultado definitivo da Perícia Médica
4 de julho de 2012
Divulgação do Resultado Final Definitivo e Homologação do Concurso
5 de julho de 2012

OBS.: EXISTE A MATÉRIA ESPECÍFICA DE CADA CARGO!! VEJA O EDITAL COMPLETO DEPOIS...( http://www.pciconcursos.com.br/concurso/senado-federal-133-vagas)
Espero que gostem!!
abs,
Prof. Tiago Lyra