TURMA DE EXERCÍCIOS
PROF. TIAGO LYRA
ESTUDAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS!! profporttiagolyra@hotmail.com/WWW.PROFESSORTIAGOLYRA.BLOGSPOT.COM
Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de
Santos/SP, professor há mais de 7 anos em cursos presenciais para concursos no
Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de
Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de
Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA
que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das
principais Bancas do país.
CONCURSO NÃO SE FAZ
PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!
ASSUNTOS MAIS
COBRADOS EM QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS:
CAI SEMPRE!!
|
2-PRONOME RELATIVO E A REGENCIA/COLOCAÇÃO PRONOMINAL
3- REFERENCIAÇÃO
4-REGENCIA E A CRASE
5- INTERPRETAÇAO DE TEXTO
6- SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO
7- FIGURAS DE LINGUAGEM, PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO
8- VERBO (VOZES VERBAIS) E CONCORDÂNCIA
9- PONTUAÇÃO
PRINCIPAIS BANCAS
DE CONCURSOS DO BRASIL!!
Organizadora
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Tipo de prova |
Grau de dificuldade
|
Orientação de estudos |
Orientação para resolução da prova |
Centro
de Seleção e de Promoção de
Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) |
Questões
do tipo certo ou errado. Cada opção
poderá estar certa ou errada, independente uma do outra. Cada item que o candidato errar anula um que acertou. Porém, as questões que não forem respondidas não serão computadas. Os itens não vêm separados por matéria. Assim, para um mesmo texto dado pode-se fazer perguntas de português, matemática, atualidades ou informática, por exemplo. |
Predominam
questões com grau de dificuldade
média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis. |
Como é um
tipo de prova incomum, é importante
que o candidato resolva questões de concursos anteriores realizados pelo Cespe. Suas questões costumam abordar apenas alguns tópicos do conteúdo programático, assim, inicie seus estudos pelos tópicos principais. |
Como a
prova não é organizada por disciplina, o
candidato deve resolver inicialmente as questões mais fáceis na ordem que aparecer. Como as questões erradas prejudicam a pontuação do candidato, deve-se evitar os chutes ao máximo. |
Escola
de Administração Fazendária (Esaf)
|
Geralmente,
questões do tipo
múltipla escolha. |
Predominam
questões com grau
de dificuldade média e difícil. |
Como
realiza muitos concursos,
as questões de matérias básicas são muito parecidas umas com as outras. Assim, convém estudar questões de provas anteriores de matérias básicas como português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional e matemática. Quando estudar matérias específicas, dê preferência aos assuntos mais importantes. |
A prova é
elaborada de maneira
que, mesmo os candidatos bem preparados dificilmente conseguem resolver todas as questões, pois falta tempo. Assim, o candidato deve inicialmente resolver as questões mais fáceis de todas as matérias, e não de uma única matéria. Deve estar consciente que encontrará questões difíceis e trabalhosas que deverão ser resolvidas no final, se houver tempo. |
Fundação
Carlos Chagas (FCC)
|
Geralmente,
questões de múltipla escolha.
|
Predominam
questões com grau de dificuldade
média e difícil. |
Em suas
provas, a FCC procura perguntar sobre
todo o conteúdo programático do concurso. Assim, é interessante estudar todo o programa do concurso e não somente os tópicos principais. Também é importante resolver as questões dos concursos anteriores. |
Como em
suas provas as questões vêm organizadas
por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolva as questões mais difíceis e trabalhosas. |
Fundação
Cesgranrio
|
Geralmente,
questões do tipo
múltipla escolha. |
Predominam
questões com grau
de dificuldade média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis. |
Como
realiza muitos concursos,
as questões de matérias básicas são parecidas com as de outros concursos. Quando estudar matérias específicas, dê preferência aos assuntos mais importantes. |
Como em
suas provas as
questões vêm organizadas por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolvas as questões mais difíceis e trabalhosas. |
Fundação
Vunesp
|
Geralmente,
questões do tipo múltipla escolha.
|
Predominam
questões com grau de dificuldade
média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis. |
Em suas
provas, a Vunesp procura perguntar sobre
todo o conteúdo programático do concurso. Assim, é interessante estudar todo o programa do concurso e não somente os tópicos principais. Também é importante resolver as questões dos concursos anteriores. |
Como em
suas provas as questões vêm organizadas
por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolvas as questões mais difíceis e trabalhosas. |
EXERCÍCIOS
1. (MPE-SP)
Na frase Quando ocorreu o encontro entre as civilizações
pré-colombianas
e pré-cabralinas, os colonizadores foram capazes de
superar a
tragédia do enfrentamento..., a conjunção destacada pode ser
substituída,
sem alteração de sentido, por:
a) assim que
b) contudo
c) sempre que
d) à medida
que
e) antes que
02.
(TRT/18ªR) Pensador consequente, a Cícero não importavam as questões secundárias,
interessavam-lhe os valores essenciais da conduta humana.
O sentido da
frase acima permanecerá inalterado caso ela seja introduzida por:
A) Conquanto
fosse.
B) Muito
embora sendo.
C) Ainda
quando fosse.
D) Por ter
sido.
E) Mesmo que
tenha sido.
03. (TRT/2ªR
– Tecn. Judic.) Identifica-se relação de causa e consequência em:
A) A
população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em
declínio gradativo.
B) Desde
cedo, a cidade teve o mérito de dar ao homem a possibilidade de evoluir além da
luta pela
sobrevivência
pura e simples.
C) Sua
primeira função foi de local de proteção, de armazenagem de alimentos e de
entreposto de
trocas .
D) ...
praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades,
nas quais viverão
sete em cada
dez pessoas em 2050.
E) mas o
trânsito pode ser tão congestionado que se torna difícil usufruir as ofertas.
04. (CESPE)
“Qualquer decisão nesse sentido, porém, deve levar em conta um fato da
natureza: ninguém pode
evitar
completamente situações estressantes.”
Preservam-se
a coerência textual e a correção gramatical ao substituir “porém” por “mas”.
05. (ESAF)
“Eles tentaram se libertar do pesadelo derivado de um dado histórico
inequívoco: a voragem exterminista
e genocida do
capital e do capital financeiro em primeiríssimo lugar. E fracassaram.”
A conjunção
“E” pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período e
para o
sentido do
texto, por Mas.
06. (CESPE)
“Este precisa, pois, adotar uma postura crítica como intérprete do direito, de
forma a aproximar lei e
direito,
segurança jurídica e justiça, pugnando pela redução das desigualdades sociais”
Mantêm-se as
relações sintático-semânticas ao se substituir o vocábulo “pois” por “logo”.
7. (FJG)
Substituindo-se o termo grifado em “Mas a localização é, como
costumam
dizer os anúncios, privilegiada”, por outro, de igual
significado,
teremos:
a) quando
b) porque
c) conforme
d) à medida
que
e) logo que
QUESTÕES DA ÚLTIMA PROVA REALIZADA PELO CESPE-UNB
TRE-RJ DIA 19/08/2012
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Sempre se soube que
um dos principais entraves 1 ao crescimento do Brasil é o gargalo educacional.
Novas pesquisas, porém, revelam que o problema é muito mais grave do que se
supunha. A mais recente, elaborada pelo Instituto 4 Paulo Montenegro e pela ONG
Ação Educativa, mostrou que 38% dos estudantes do ensino superior no país
simplesmente
“não dominam
habilidades básicas de leitura e escrita”. 7 O Indicador de Analfabetismo
Funcional, que resulta desse trabalho, não mede capacidades complexas. Ele é
obtido a partir de perguntas relacionadas ao cotidiano dos estudantes, 10 como
o cálculo do desconto em uma compra ou o trajeto de um ônibus. Mesmo assim, 38%
dos pesquisados não atingiram o nível considerado “pleno” de alfabetização,
isto é, não 13 conseguem entender o que leem nem fazer associações com as informações
que recebem.
Para os autores da
pesquisa, os resultados indicam que 16 o notável aumento da escolarização
verificado nas últimas décadas ainda não se traduz em desempenho minimamente satisfatório
em habilidades básicas, como ler e escrever, e 19 isso em um ambiente em que
essas etapas do aprendizado já deveriam ter sido plenamente superadas.
Editorial, O Estado
de S.Paulo, 19/7/2012.
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e às estruturas
linguísticas do texto acima.
1 A forma verbal “mostrou” (R.5) está no singular porque concorda com a
expressão “Instituto Paulo Montenegro”
(R.4-5).
2 A expressão “desse trabalho” (R.9) é um recurso de coesão que retoma
a informação anterior: “Indicador de Analfabetismo Funcional” (R.8).
3 Mantêm-se a correção gramatical e as informações originais do período
ao se substituir “o” em “o que leem” (R.14) por aquilo.
4 Infere-se das informações do texto que o processo de democratização e
universalização do ensino não assegurou o desenvolvimento das habilidades
básicas de leitura e escrita desejáveis no nível universitário.
5 Em “se soube” (R.1) e em “se supunha” (R.4), o termo “se” confere às
formas verbais a noção de reflexividade.
6 Em “A mais recente” (R.4), ocorre elipse da palavra pesquisa, que
pode ser subentendida a partir do antecedente “pesquisas”
(R.3).