Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012


TURMA DE EXERCÍCIOS

PROF. TIAGO LYRA

ESTUDAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS!! profporttiagolyra@hotmail.com/WWW.PROFESSORTIAGOLYRA.BLOGSPOT.COM

Professor Tiago Lyra:

Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 7 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).

Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.

 

 

CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

ASSUNTOS MAIS COBRADOS EM QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS:

CAI SEMPRE!!
1-CONJUNÇÃO/PRONOMES (ELEMENTOS DE COESÃO TEXTUAL)
2-PRONOME RELATIVO E A REGENCIA/COLOCAÇÃO PRONOMINAL
3-  REFERENCIAÇÃO
4-REGENCIA E A CRASE
5- INTERPRETAÇAO DE TEXTO
6- SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO
7- FIGURAS DE LINGUAGEM, PENSAMENTO E CONSTRUÇÃO
8- VERBO (VOZES VERBAIS) E CONCORDÂNCIA
9- PONTUAÇÃO

PRINCIPAIS BANCAS DE CONCURSOS DO BRASIL!!

 

Organizadora

Tipo de prova
Grau de dificuldade

Orientação de estudos

Orientação para resolução da prova
Centro de Seleção e de Promoção de
Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)
Questões do tipo certo ou errado. Cada opção
poderá estar certa ou errada, independente uma
do outra. Cada item que o candidato errar anula
um que acertou. Porém, as questões que não forem
respondidas não serão computadas. Os itens não
vêm separados por matéria. Assim, para um mesmo
texto dado pode-se fazer perguntas de português,
matemática, atualidades ou informática, por exemplo.
Predominam questões com grau de dificuldade
média, apesar de também apresentar questões
fáceis e difíceis.
Como é um tipo de prova incomum, é importante
que o candidato resolva questões de concursos
anteriores realizados pelo Cespe. Suas questões
costumam abordar apenas alguns tópicos do
conteúdo programático, assim, inicie seus
estudos pelos tópicos principais.
Como a prova não é organizada por disciplina, o
candidato deve resolver inicialmente as questões
mais fáceis na ordem que aparecer. Como as
questões erradas prejudicam a pontuação do
candidato, deve-se evitar os chutes ao máximo.
Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Geralmente, questões do tipo
múltipla escolha.
Predominam questões com grau
de dificuldade média e difícil.
Como realiza muitos concursos,
as questões de matérias básicas são
muito parecidas umas com as outras. Assim,
convém estudar questões de provas anteriores de
matérias básicas como português, informática,
raciocínio lógico, direito constitucional e
matemática. Quando estudar matérias específicas,
dê preferência aos assuntos mais importantes.
A prova é elaborada de maneira
que, mesmo os candidatos bem preparados
dificilmente conseguem resolver todas as
questões, pois falta tempo. Assim, o candidato
deve inicialmente resolver as questões mais
fáceis de todas as matérias, e não de uma única
matéria. Deve estar consciente que encontrará
questões difíceis e trabalhosas que deverão ser
resolvidas no final, se houver tempo.
Fundação Carlos Chagas (FCC)
Geralmente, questões de múltipla escolha.
Predominam questões com grau de dificuldade
média e difícil.
Em suas provas, a FCC procura perguntar sobre
todo o conteúdo programático do concurso. Assim,
é interessante estudar todo o programa do
concurso e não somente os tópicos principais.
Também é importante resolver as questões dos
concursos anteriores.
Como em suas provas as questões vêm organizadas
por disciplina, inicie resolvendo as questões
mais fáceis das disciplinas e que tiver mais
facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis
das demais disciplinas. Só então resolva as
questões mais difíceis e trabalhosas.
Fundação Cesgranrio
Geralmente, questões do tipo
múltipla escolha.
Predominam questões com grau
de dificuldade média, apesar de também
apresentar questões fáceis e difíceis.
Como realiza muitos concursos,
as questões de matérias básicas são parecidas
com as de outros concursos. Quando estudar
matérias específicas, dê preferência aos
assuntos mais importantes.
Como em suas provas as
questões vêm organizadas por disciplina, inicie
resolvendo as questões mais fáceis das
disciplinas e que tiver mais facilidade e, a
seguir, as questões mais fáceis das demais
disciplinas. Só então resolvas as questões mais
difíceis e trabalhosas.
Fundação Vunesp
Geralmente, questões do tipo múltipla escolha.
Predominam questões com grau de dificuldade
média, apesar de também apresentar questões
fáceis e difíceis.
Em suas provas, a Vunesp procura perguntar sobre
todo o conteúdo programático do concurso. Assim,
é interessante estudar todo o programa do
concurso e não somente os tópicos principais.
Também é importante resolver as questões dos
concursos anteriores.
Como em suas provas as questões vêm organizadas
por disciplina, inicie resolvendo as questões
mais fáceis das disciplinas e que tiver mais
facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis
das demais disciplinas. Só então resolvas as
questões mais difíceis e trabalhosas.

 

EXERCÍCIOS

1. (MPE-SP) Na frase Quando ocorreu o encontro entre as civilizações

pré-colombianas e pré-cabralinas, os colonizadores foram capazes de

superar a tragédia do enfrentamento..., a conjunção destacada pode ser

substituída, sem alteração de sentido, por:

a) assim que

b) contudo

c) sempre que

d) à medida que

e) antes que

02. (TRT/18ªR) Pensador consequente, a Cícero não importavam as questões secundárias, interessavam-lhe os valores essenciais da conduta humana.

O sentido da frase acima permanecerá inalterado caso ela seja introduzida por:

A) Conquanto fosse.

B) Muito embora sendo.

C) Ainda quando fosse.

D) Por ter sido.

E) Mesmo que tenha sido.

 

 

03. (TRT/2ªR – Tecn. Judic.) Identifica-se relação de causa e consequência em:

A) A população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em declínio gradativo.

B) Desde cedo, a cidade teve o mérito de dar ao homem a possibilidade de evoluir além da luta pela

sobrevivência pura e simples.

C) Sua primeira função foi de local de proteção, de armazenagem de alimentos e de entreposto de

trocas .

D) ... praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão

sete em cada dez pessoas em 2050.

E) mas o trânsito pode ser tão congestionado que se torna difícil usufruir as ofertas.

04. (CESPE) “Qualquer decisão nesse sentido, porém, deve levar em conta um fato da natureza: ninguém pode

evitar completamente situações estressantes.”

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao substituir “porém” por “mas”.

05. (ESAF) “Eles tentaram se libertar do pesadelo derivado de um dado histórico inequívoco: a voragem exterminista

e genocida do capital e do capital financeiro em primeiríssimo lugar. E fracassaram.”

A conjunção “E” pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período e para o

sentido do texto, por Mas.

06. (CESPE) “Este precisa, pois, adotar uma postura crítica como intérprete do direito, de forma a aproximar lei e

direito, segurança jurídica e justiça, pugnando pela redução das desigualdades sociais”

Mantêm-se as relações sintático-semânticas ao se substituir o vocábulo “pois” por “logo”.

7. (FJG) Substituindo-se o termo grifado em “Mas a localização é, como

costumam dizer os anúncios, privilegiada”, por outro, de igual

significado, teremos:

a) quando

b) porque

c) conforme

d) à medida que

e) logo que

QUESTÕES DA ÚLTIMA PROVA REALIZADA PELO CESPE-UNB
TRE-RJ DIA 19/08/2012

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Sempre se soube que um dos principais entraves 1 ao crescimento do Brasil é o gargalo educacional. Novas pesquisas, porém, revelam que o problema é muito mais grave do que se supunha. A mais recente, elaborada pelo Instituto 4 Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, mostrou que 38% dos estudantes do ensino superior no país simplesmente

“não dominam habilidades básicas de leitura e escrita”. 7 O Indicador de Analfabetismo Funcional, que resulta desse trabalho, não mede capacidades complexas. Ele é obtido a partir de perguntas relacionadas ao cotidiano dos estudantes, 10 como o cálculo do desconto em uma compra ou o trajeto de um ônibus. Mesmo assim, 38% dos pesquisados não atingiram o nível considerado “pleno” de alfabetização, isto é, não 13 conseguem entender o que leem nem fazer associações com as informações que recebem.

Para os autores da pesquisa, os resultados indicam que 16 o notável aumento da escolarização verificado nas últimas décadas ainda não se traduz em desempenho minimamente satisfatório em habilidades básicas, como ler e escrever, e 19 isso em um ambiente em que essas etapas do aprendizado já deveriam ter sido plenamente superadas.

Editorial, O Estado de S.Paulo, 19/7/2012.

 

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e às estruturas
linguísticas do texto acima.

1 A forma verbal “mostrou” (R.5) está no singular porque concorda com a expressão “Instituto Paulo Montenegro”

(R.4-5).

2 A expressão “desse trabalho” (R.9) é um recurso de coesão que retoma a informação anterior: “Indicador de Analfabetismo Funcional” (R.8).

3 Mantêm-se a correção gramatical e as informações originais do período ao se substituir “o” em “o que leem” (R.14) por aquilo.

4 Infere-se das informações do texto que o processo de democratização e universalização do ensino não assegurou o desenvolvimento das habilidades básicas de leitura e escrita desejáveis no nível universitário.

5 Em “se soube” (R.1) e em “se supunha” (R.4), o termo “se” confere às formas verbais a noção de reflexividade.

6 Em “A mais recente” (R.4), ocorre elipse da palavra pesquisa, que pode ser subentendida a partir do antecedente “pesquisas”

(R.3).