Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

RECURSO PROVA BOMBEIRO-MOTORISTA RJ


MUITOS ALUNOS PEDIRAM PARA EU ELABORAR UM RECURSO PARA ESTA QUESTÃO, ENTÃO, PARA ALEGRIA DE TODOS, EU O FIZ:
 
 
Diante das normas gramaticais e linguísticas vigentes, a questão em tela abre a possibilidade para duas interpretações  no que concerne ao predomínio da função linguística.

Pois, conforme o gabarito oficial o texto analisado possui uma missão-função que é a de apenas informar, “jogar uma informação”, pois esse é o papel da função dita Referencial. Contudo, o texto é claro ao redirecionar suas atenções para o novo comportamento do receptor da mensagem ao estabelecer por exemplo: “É necessário que o pedestre entenda isso e contorne o veiculo...” Ou ainda “ ...Não provoque o motorista com palavrões...” Logo, entendo que tal questão deveria ter mudança de gabarito para Conativa (Apelativa), função essa utilizável por autores no momento em que querem induzir, ou talvez alterar o entendimento do receptor em relação a um certo comportamento, hábito ou até mesmo produto. Porém, no mínimo,  considero importante que esta banca a anule a questão.

Logo, Solicito alteração de gabarito ou anulação da questão.

 

Prof. Tiago Lyra