Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PESSOAL DA TURMA DO MPE-RJ/TJ-RJ

EXERCÍCIOS DA AULA DE QUARTA-FEIRA (FERIADO) rsrs

PROVA DE ESCRIVÃO DA PF-2009
1 Nossos projetos de vida dependem muito do futuro
do país no qual vivemos. E o futuro de um país não é
obra do acaso ou da fatalidade. Uma nação se constrói.
4 E constrói-se no meio de embates muito intensos — e, às
vezes, até violentos — entre grupos com visões de futuro,
concepções de desenvolvimento e interesses distintos e
7 conflitantes.
Para muitos, os carros de luxo que trafegam pelos
bairros elegantes das capitais ou os telefones celulares não
10 constituem indicadores de modernidade.
Modernidade seria assegurar a todos os habitantes
do país um padrão de vida compatível com o pleno exercício
13 dos direitos democráticos. Por isso, dão mais valor a um
modelo de desenvolvimento que assegure a toda a população
alimentação, moradia, escola, hospital, transporte coletivo,
16 bibliotecas, parques públicos. Modernidade, para os que
pensam assim, é sistema judiciário eficiente, com aplicação
rápida e democrática da justiça; são instituições públicas
19 sólidas e eficazes; é o controle nacional das decisões
econômicas.
Plínio Arruda Sampaio. O Brasil em construção. In: Márcia Kupstas (Org.). Identidade
nacional em debate. São Paulo: Moderna, 1997, p. 27-9 (com adaptações).

Considerando a argumentação do texto acima bem como as
estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.



1 _ Na linha 2, mantendo-se a correção gramatical do texto,
pode-se empregar em que ou onde em lugar de “no qual”.

2 _ Infere-se da leitura do texto que o futuro de um país seria
“obra do acaso” (R.3) se a modernidade não assegurasse um
padrão de vida democrático a todos os seus cidadãos.

3 _ O trecho “os que pensam assim” (R.16-17) retoma, por
coesão, o referente de “muitos” (R.8), bem como o sujeito
implícito da oração “dão mais valor a um modelo de
desenvolvimento” (R.13-14).

TEXTO 2

Na verdade, o que hoje definimos como democracia
só foi possível em sociedades de tipo capitalista, mas não
necessariamente de mercado. De modo geral, a
4 democratização das sociedades impõe limites ao mercado,
assim como desigualdades sociais em geral não contribuem
para a fixação de uma tradição democrática. Penso que temos
7 de refletir um pouco a respeito do que significa democracia.
Para mim, não se trata de um regime com características
fixas, mas de um processo que, apesar de constituir formas
10 institucionais, não se esgota nelas. É tempo de voltar ao
filósofo Espinosa e imaginar a democracia como uma
potencialidade do social, que, se de um lado exige a criação
13 de formas e de configurações legais e institucionais, por
outro não permite parar. A democratização no século XX
não se limitou à extensão de direitos políticos e civis. O tema
16 da igualdade atravessou, com maior ou menor força, as
chamadas sociedades ocidentais.

Renato Lessa. Democracia em debate. In: Revista
Cult, n.º 137, ano 12, jul./2009, p. 57 (com adaptações).

4- Seria mantida a coerência entre as ideias do texto caso o
segundo período sintático fosse introduzido com a expressão
Desse modo, em lugar de “De modo geral” (R.3).

5- Na linha 8, a flexão de singular em “não se trata” deve-se ao
emprego do singular em “um regime”.

6- Depreende-se da argumentação do texto que o autor
considera as instituições como as únicas “características
fixas” (R.8-9) aceitáveis de “democracia” (R.1 e 7).


1 A história é o lugar onde acontece o processo
da superação do particular e da afirmação do geral. Trata-se
da famosa astúcia da razão que se realiza na história. A
4 história é, portanto, a cena da dominação; dizendo de outro
modo, a dominação se realiza na história. Poderíamos dizer
que a dominação tem características europeias, o que pode
7 inclusive ser confirmado historicamente. A globalização
surgiu na Europa com o movimento protestante e hoje
domina o mundo.
10 O mundo é dominado pela racionalidade subjetiva,
no contexto histórico dominado pela racionalidade europeia.
A dominação e a colonização do mundo são, portanto, as
13 últimas palavras da modernidade, e por isso temos de nos
perguntar qual é o preço a pagar para sermos modernos e
entrarmos no mundo global.
Miroslav Milovic. Comunidade da diferença. Rio de Janeiro:
Relume Dumará, 2004, p. 20 (com adaptações).

Julgue os seguintes itens, tomando por base a organização do
texto acima.

7- Pela argumentação do texto, infere-se que, se não existisse
globalização, também não existiria o domínio da
racionalidade e, por consequência, não haveria colonização.

8- Na linha 2, a repetição da preposição de antes de
“superação”, “particular” e “afirmação” indica que esses três
termos estão empregados como complemento do nome
“processo”, caracterizando-o como acontecimento na
história.


9- Na organização da argumentação, a opção pelo uso do
futuro do pretérito na flexão do verbo auxiliar, em
“Poderíamos dizer” (R.5), indica que o autor, em um tempo
anterior à escrita do texto, considerava duvidosa a hipótese
de a dominação ter “características europeias” (R.6).

10- No último período do texto, o emprego do conectivo “por
isso” evidencia a relação de causa e consequência
estabelecida entre as “últimas palavras da modernidade” —
a “dominação e a colonização” — e o questionamento sobre
o preço a pagar pela modernidade e globalização.

11-

NESTA FRASE:

“É uma crise institucional e
filosófica do sistema que construímos.”

estariam mantidas a correção gramatical e a
coerência do texto se fosse inserida a preposição de antes do
pronome “que”, escrevendo-se de que.


12. (EEAR) Associar as colunas e depois assinalar a alternativa correta:
(1) passatempo           (    ) prefixal
(2) engrandecer           (    ) hibridismo
(3) abreugrafia             (    ) aglutinação
(4) boquiaberto            (    ) justaposição
(5) infeliz                  (    ) parassíntese

a) 2 - 1 - 3 - 4 - 5                      c) 5 - 4 - 3 - 1 - 2
b) 5 - 3 - 4 - 1 - 2                      d) 2 - 3 - 1 - 5 - 4

13. (EEAR) Na frase "Era visível o seu empobrecimento... a palavra destacada é formada por:
a) sufixação                         
b) prefixação                       
c) hibridismo
d) parassíntese



14. (EPCAR) São exemplos de formação parassintética os seguintes vocábulos:
a) deslealdade - injustiça
b) refazer - dispor
c) reformular - contrapor
d) subterrâneo - entardecer
e) realismo - sublegenda

15. Na palavra inconsolável tem-se um processo de:
a) parassíntese
b) aglutinação
c) justaposição
d) prefixação
e) sufixação


16. (C. NAVAL) No período: "O frio da Noite Santa era tão áspero que entrei na manjedoura para me aquecer", o vocábulo destacado traduz valor:
a) causal                                   
b) concessivo                          
c) consecutivo
d) temporal
e) conformativo


17. (ETE-SP) “Embora nossos governos não tenham o devido cuidado com
esse patrimônio, ele é nosso.”
Assinale a alternativa cujo conteúdo substitui a palavra grifada.
a) Logo que
b) Ainda que
c) Já que
d) Quando
e) Se

18- (AGENTE DE PESQUISA EM MAPEAMENTO-IBGE-2009)
Em Mas a discussão só avança se a lógica não for
afogada pela indignação”, a palavra destacada
expressa a ideia de:
A) Explicação. D) Modo.
B) Condição. E) Comparação.
C) Consequência.




19. Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a:
Quando saíres, avisa-nos, que iremos ____________.
Meu pai deu um livro para __________ ler
Não se ponha entre ___________ e ela.
Mandou um recado para você e ____________.
a) contigo, eu, eu, eu
b) com você, mim, mim, mim
c) consigo, mim, mim, eu
d) consigo, eu, mim, mim
e) contigo, eu, mim, mim



20- (BRB-DF) O plural dos substantivos couve-flor, pão-de-ló e amor-perfeito
é:
a) couve-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos;
b) couves-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos;
c) couves-flor, pães-de-lós, amores-perfeitos;
d) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos;
e) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos;

21- Na frase “Fui xingado de malvado e desalmado por
uns”, assinale o agente da passiva:
A) Eu. D) Xingado.
B) Fui. E) Por uns.
C) Malvado e desalmado.


22. (EEAR) Assinale a alternativa em que aparece oração sem sujeito:
a) Esperanças haverá sempre.
b) Começaram cedo as aulas este ano.
c) Não se brinca com facas e armas de fogo.
d) Inventaram um novo pára-quedas os homens da Aeronáutica.


23. (EEAR) "Choviam cobras viscosas."  
Nesta frase temos:
a) sujeito simples                    
b) sujeito composto                 
c) oração sem sujeito
d) sujeito indeterminado


24. (EPCAR) "No ciúme há mais amor próprio do que amor verdadeiro." (La Rochefoucauld)
a) sujeito                                    d) adjunto adnominal
b) objeto direto                           e) predicativo do objeto.
c) objeto indireto

25. Na oração "Roubaram-lhe todos os tostões",
o termo destacado tem a função de:
a) predicativo do sujeito                d) objeto direto
b) complemento nominal              e) objeto indireto
c) adjunto adnominal