Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


    Lendo e refletindo a maravilhosa gramática do professor Manoel P. Ribeiro, fiz algumas análises críticas de alguns pontos  que são importantes para os concursos públicos em geral, principalmente  para os concursos da área de letras:

GRAMÁTICA AVANÇADA
PROF. TIAGO LYRA

1-
As promessas é que foram divertidas. (partícula de realce)

São nesses momentos que devemos viver. (Plural da partícula de realce, concordando com o adjunto adverbial “nesses momentos”)
- Isso é um erro, não existe na gramática uma concordância com adjuntos (termo acessório), talvez o mais difícil seja reconhecer que os termos são de realce, entretanto, deve-se evitar a concordância.
O correto seria: É nesses momentos que devemos viver.

2-
Verbo Haver no sentido de existir é impessoal (isso é fácil), mas é interessante como os alunos perguntam nos cursinhos outras significações para o verbo Haver. Vejam:

a-   Julgar, entender, pensar. Elas houveram (pensaram, julgaram) que eu exagerava
b-   Portar-se, proceder, sair-se: Sempre se houveram (portaram-se)bem na sala de aula.
c-    Acertar contas (em ameaças): Deixa estar, pois ele se haverá!
d-   Conseguir, obter, alcançar (VTDI): Ontem o advogado houve do juiz a transferência do julgamento.

3-
Índice de Indeterminação e Pronome Apassivador
Ex.:            Viu-se ao filme. (obj. direto preposicionado)/se: IIS
                   Viu-se o filme. (O filme foi visto)/Se: Apassivador
A curiosidade fica por conta do acréscimo de uma preposição, pois será IIS nos verbos VI/VTI/VTDI e nos VTD será Apassivador. Interessante é perceber que nos casos de VTD com obj preposicionado a partícula SE se torna IIS. Ex.: Adora-se às mulheres.
Adora-se as mulheres. (concordância errada pois mulheres se torna sujeito paciente da voz passiva pronominal ou sintética devendo, assim, concordar com o verbo)

ABS, 
PROF. TIAGO LYRA