Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

domingo, 9 de outubro de 2011

SIMULADO 1 PARA TURMA DA MARINHA DO BRASIL - CPM CONCURSOS


SIMULADO 1 APRENDIZ DE MARINHEIRO – CPM CACHOEIRAS

1. (EEAR) Associar as colunas e depois assinalar a alternativa correta:
(1) passatempo           (    ) prefixal
(2) engrandecer           (    ) hibridismo
(3) abreugrafia             (    ) aglutinação
(4) boquiaberto            (    ) justaposição
(5) infeliz                  (    ) parassíntese

a) 2 - 1 - 3 - 4 - 5                      c) 5 - 4 - 3 - 1 - 2
b) 5 - 3 - 4 - 1 - 2                      d) 2 - 3 - 1 - 5 - 4

2. PESSOAL, ESTA MATÉRIA FOI DA ÚLTIMA AULA, LEMBRAM DO BIZU DO (PUC-PELOTAS) Assinale a opção que completa corretamente as
lacunas das frases:
1. O lugar _____ moro é muito pequeno.
2. Esse foi o número ______ gostei mais.
3. O filme, ____ enredo é fraco, tem dado grande prejuízo.
a) onde / que / cujo;
b) em que / de que / cujo o;
c) no qual / o qual / do qual o;
d) que / que / cujo o;
e) em que / de que / cujo

3. (EEAR) Nos versos:
"Dizem que a fonte da serra / que cai da penha no chão, / é pranto mudo da terra / que Deus transforma em canção." Quantos pronomes relativos existem?
a) 4                   b) 3                  c) 2                  d)

4. (Amam-RJ) Assinale a alternativa que apresente apenas palavras
acentuadas pela mesma regra de “pólos”.
a) lápis, lótus, tênis
b) avós, dominó, paletó
c) pôr, pêlo, pêra
d) herói, faróis, asteróide
e) pólen, sêmen, abdômen

5. (TJ-SP) Dentre as palavras sugeridas nos parênteses, escolha a que
mais se adapte ao contexto e assinale a opção correta.
1. Aquela mulher sempre agia com muita ______. (descrição / discrição)
2. Guardei todos os alimentos na ______. (despensa / dispensa)
3. Achei que o juiz não _____ aquele réu. (absolveria / absorveria)
4. No último _____ descobriu-se que somos mais de cem milhões. (censo
/ senso)
a) discrição – despensa – absorveria – senso
b) descrição – dispensa – absolveria – censo
c) descrição – dispensa – absorveria – senso
d) discrição – despensa – absolveria – censo
e) discrição – dispensa – absolveria – censo

6. Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
a) Comprou o papel de seda.
b) Cortou-o com amor.
c) Mudava de cor.
d) Gritava com maldade.
e) Salteou-o com atiradeiras.






7. A palavra QUE é pronome relativo na seguinte alternativa:
a) Que sejas feliz!
b) Quase que fechamos o negócio.
c) Esta é a casa a que me referi.
d) Eu sei que o meu candidato está eleito.
e) Não vai à cidade que não me traga uma lembrança.

8-(BRB-DF) O plural dos substantivos couve-flor, pão-de-ló e amor-perfeito
é:
a) couve-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos;
b) couves-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos;
c) couves-flor, pães-de-lós, amores-perfeitos;
d) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos;
e) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos;

9 (EPCAR) O termo destacado é um substantivo desempenhando função adjetiva em:
a) Vovô, o senhor é um monstro!                    c) Que fim se pode dar a velhos implicantes?
b) Vocês me deixam esbodegado...                          d) E sem empregadas, sua presença ainda é mais terrível.


10. OLÁ ALUNOS, LEMBRAM QUE ESTUDAMOS METAFONIA??? XIIIII, NÃO LEMBRA NÉ, BOM ESSE FENOMENO ACONTECE QUANDO UMA PALAVRA VAI PARA O PLURAL E SEU TIMBRE MUDA, EXEMPLO OVO – OVOS!!!!
(ESA) Nas palavras: 1.esforços – 2.portos – 3.impostos, há timbre
aberto em:
a) apenas na palavra número 1.
b) apenas na palavra número 2.
c) apenas na palavra número 3.
d) apenas nas palavras números 1 e 3;
e) em todas as palavras.









TEXTO I
É falando que os mentirosos se entregam
Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar,
coçar a cabeça, suar frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a
verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto. Artigo publicado na edição deste mês
da revista “Mente & Cérebro”, que chega às bancas no próximo dia 30, mostra, no entanto, que é falando
que o mentiroso se entrega. Pode não ser aquela bandeira do nariz do Pinóquio – o mais famoso
mentiroso da ficção –, mas já é alguma coisa.
“Sinais acústicos são mais eficazes que informações visuais. As pessoas costumam diferenciar de
forma mais nítida as mentiras quando ouvem a declaração duvidosa com atenção, em vez de observar o
outro”, sustenta o artigo, assinado pelo psicólogo social Marc-Andre Reinhard, pesquisador da
Universidade de Mannheim, na Alemanha.
Um grupo de pesquisadores coordenado pela psicóloga Bella M. de Paulo, da Universidade da
Califórnia, em Santa Bárbara, nos EUA, comprovou que os sinais corporais tradicionalmente associados à
mentira raramente são verdadeiros. Uma revisão de mais de 200 estudos sobre o tema, feito por Bella e
Charles F. Bond, da Universidade Cristã do Texas, comprovou que o índice de acertos (sobre se uma
pessoa está ou não mentindo) por meio da análise dos sinais corporais é similar ao de um mero chute,
cerca de 50%.
“Na verdade, para a maioria das pessoas é realmente muito difícil discernir se uma declaração é
verdadeira ou falsa”, constata Reinhard.
Mas nem tudo está perdido. Cientistas comprovaram que existem, sim, formas de desmascarar um
mentiroso com alguma margem de segurança. Tomando por base os estudos levantados por Bond e Bella,
pesquisadores da mesma equipe chegaram à conclusão de que sinais acústicos são mais eficazes que os
visuais para detectar uma mentira. Ou seja, em vez de observar o falante, é mais eficaz ouvi-lo.
A chamada técnica do interrogatório, na qual a pessoa é instada a repetir a mesma história várias
vezes, é um exemplo clássico, não por acaso empregada por policiais em busca da verdade. Se a história é
inventada, a chance de cair em contradição é muito grande.
Os estudos de Bella e Bond revelaram ainda que, ao ser pego de surpresa num questionamento, o
mentiroso se entrega mais facilmente, porque não teve tempo de elaborar uma explicação crível para a
mentira. Cobrar explicações imediatas pode ser uma boa forma de detectar um mentiroso, ensina
Reinhard.
Se a pessoa parece nervosa e fala em tom mais alto do que o de costume, as chances de ela estar
mentindo são ainda maiores.
“Especialistas afirmam que os mentirosos contumazes são, em geral, pouco plausíveis e lógicos”,
escreve o especialista. “Além disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrição ou que não
consigam se lembrar de algo. Para ‘encobrir os brancos da memória’, eles simplesmente inventam
informações.”
O GLOBO, domingo, 25 de outubro de 2009. (Adaptado)

Questão 11
Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coçar a cabeça, suar
frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes
estudos sobre o assunto. (l.1-3)
Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação
ao primeiro, como uma
(A) contradição.
(B) condição.
(C) justificativa.
(D) finalidade.
(E) Modo






Questão 12
Considere as afirmativas abaixo em relação às ideias do texto.
I. Identificar a mentira pela observação do comportamento auditivo é mais eficaz do que pela expressão corporal.
II. O mentiroso convicto não se contradiz num interrogatório.
III. Cientificamente, está comprovada a possibilidade de desmascarar um mentiroso.
Está correto apenas o que se afirma em
(A) I.
(B) II.
(C) I e III.
(D) II e III.
(E) N.R.A
Questão 13
Em Pode não ser aquela bandeira do nariz do Pinóquio – o mais famoso mentiroso da ficção–, mas já é alguma coisa.
(l.5-6), os travessões foram empregados para
(A) destacar a explicação.
(B) intercalar o chamamento.
(C) ressaltar a importância do autor.
(D) isolar a circunstância de tempo.
(E) N.R.A

Questão 14
“Além disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrição ou que não consigam se lembrar de algo. (...).”
(l.33-34)
A expressão sublinhada introduz uma ideia que, em relação à anterior, se configura como
(A) restrição.
(B) acréscimo.
(C) comparação.
(D) exclusão.
(E) Dúvida















Questão 15
Entre as expressões populares, qual delas NÃO corresponde à situação vivida por Cascão no segundo quadrinho?
(A) Estar com o coração na mão.
(B) Estar num beco sem saída.
(C) Botar as mangas de fora.
(D) Estar num mato sem cachorro.
(E)N.R.A