Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

domingo, 2 de outubro de 2011

SIMULADO 1 PARA TURMA DA PM


SIMULADO I PM – NOITE

PROF. TIAGO LYRA

1. (EEAR) Na frase "Era visível o seu empobrecimento... a palavra destacada é formada por:

a) sufixação

b) prefixação

c) hibridismo

d) parassíntese

2 Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a:

Quando saíres, avisa-nos, que iremos ____________.

Meu pai deu um livro para __________ ler

Não se ponha entre ___________ e ela.

Mandou um recado para você e ____________.

a) contigo, eu, eu, eu

b) com você, mim, mim, mim

c) consigo, mim, mim, eu

d) consigo, eu, mim, mim

e) contigo, eu, mim, mim

3 (EPCAR) As expressões destacadas correspondem a um advérbio, exceto em:

a) Aparecia aqui vez por outra.

b) Durante o discurso, manteve-se em silêncio.

c) Não disse com certeza se virá.

d) AfIrmo-lhe que não o vi frente a frente.

e) As ações do homem são imprevisíveis.

4 (FCC-SP) Assinale a alternativa em que o termo destacado tem valor

de advérbio.

a) Achei-o meio triste, com o ar abatido.

b) Não há meio mais fácil de estudar.

c) Só preciso de meio metro dessa renda.

d) Encarou-nos, esboçando um meio sorriso.

e) Ela caiu bem no meio do jardim.

5 (TRE-MT) A palavra nos parênteses não preenche adequadamente a

lacuna do enunciado em:

a) O crime foi bárbaro. Somente após a ______ do assassino é que foi

possível prendê-lo. (descrição)

b) Só seria possível _______ o acusado se conseguíssemos mais provas

que o inocentassem. (descriminar)

c) As negociações só vão ________ os resultados esperados caso todos

compareçam. (sortir)

d) O corpo estava _______, apenas a cabeça estava fora da água, que

subia cada vez mais. (imerso)

e) Como a mercadoria estava muito pesada, o recurso foi _______ o

cofre ali mesmo, na escada. (arriar)

6. (C. NAVAL) No período: "O frio da Noite Santa era tão áspero que entrei na manjedoura para me aquecer", o vocábulo destacado traduz valor:

a) causal

b) concessivo

c) consecutivo

d) temporal

e) conformativo

7. (EPCAR) Aponte a alternativa cm que a palavra destacada é conjunção explicativa:

a) Como ia de olhos fechados, não vi o caminho.

b) Não insistas, que é inútil.

c) Choveu tanto, que a cidade ficou inundada.

d) Não saiu, porque chovia intensamente.

e) Assim que a imprensa esclareceu o assunto, fiquei feliz.

8. (ETE-SP) “Embora nossos governos não tenham o devido cuidado com

esse patrimônio, ele é nosso.”

Assinale a alternativa cujo conteúdo substitui a palavra grifada.

a) Logo que

b) Ainda que

c) Já que

d) Quando

e) Se

9. (TJ-SP) Dentre as palavras sugeridas nos parênteses, escolha a que

mais se adapte ao contexto e assinale a opção correta.

1. Aquela mulher sempre agia com muita ______. (descrição / discrição)

2. Guardei todos os alimentos na ______. (despensa / dispensa)

3. Achei que o juiz não _____ aquele réu. (absolveria / absorveria)

4. No último _____ descobriu-se que somos mais de cem milhões. (censo

/ senso)

a) discrição – despensa – absorveria – senso

b) descrição – dispensa – absolveria – censo

c) descrição – dispensa – absorveria – senso

d) discrição – despensa – absolveria – censo

e) discrição – dispensa – absolveria – censo

10 (MM) Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas

pela mesma razão:

a) Luís, feiúra, reúne

b) freqüente, papéis, jóquei

c) gambá, Tietê, pára (verbo)

d) item, ritmo, assembléia

e) pêra, enjôo, crânio

11- (BRB-DF) O plural dos substantivos couve-flor, pão-de-ló e amor-perfeito

é:

a) couve-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos;

b) couves-flores, pães-de-ló, amores-perfeitos;

c) couves-flor, pães-de-lós, amores-perfeitos;

d) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos;

e) couves-flores, pães-de-lós, amor-perfeitos;

12- (AGENTE DE PESQUISA EM MAPEAMENTO-IBGE-2009)

Em Mas a discussão só avança se a lógica não for

afogada pela indignação”, a palavra destacada

expressa a ideia de:

A) Explicação. D) Modo.

B) Condição. E) Comparação.

C) Consequência.

13- Na frase “Fui xingado de malvado e desalmado por

uns”, assinale o agente da passiva:

A) Eu. D) Xingado.

B) Fui. E) Por uns.

C) Malvado e desalmado.

14- (PROVA DA POLÍCIA MILITAR-2009)

“Um provérbio francês: “Quanto mais as

coisas mudam mais permanecem as mesmas”.”

(l.27-28)

A oração subordinada adverbial destacada

acima estabelece, com a principal, uma relação de

(A) proporção.

(B) tempo.

(C) condição.

(D) finalidade.

(E) concessão.

15- (PROVA DA POLÍCIA MILITAR-2009)

“Na palavra coisa viajam todos os

significados.” (l.2)

Assinale o item cujo termo destacado exerce

função sintática igual à do sublinhado no trecho

acima.

(A) “Alguma coisa acontece no meu

coração.” (l.5)

(B) “A iluminação é precária,” (l.16)

(C) “Há sempre uma coisa à mão para nos

salvar.” (l.18-19)

(D) “O paciente diz ao médico:” (l.29)

(E) “Doutor, não sei, mas estou sentindo

uma coisa...” (l.29)

16- (PROVA DA POLÍCIA MILITAR-2009)

Marque a passagem que NÃO exemplifica o

registro coloquial da língua.

(A) “Coisas do arco-da-velha. Coisa e tal e

tal e coisa.” (Texto I, l.7-8)

(B) “A coisa foi por água abaixo. Coisa de

louco!” (Texto I, l.9-10)

(C) “Mas esse papo meu tá qualquer coisa,”

(Texto I, l.33)

(D) “No II Festival da Música Popular

Brasileira, em 1966, estava na letra das

duas vencedoras:” (Texto II, l. 11-12)

(E) “Naquele ano do festival, no entanto, a

coisa tava preta (ou melhor, verde-

-oliva).” (Texto II, l.15-16)

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

QUAL O EFEITO EM NÓS DO “ELES SÃO TODOS CORRUPTOS”?

MÍNIMO 20 LINHAS!

MODELO DISSERTATIVO

BOA PROVA, ABRAÇOS DO PROF. TIAGO LYRA