Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

sábado, 15 de setembro de 2012

Recomendações finais para prova de motorista


Com a proximidade da prova objetiva do concurso para soldado motorista do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), marcada para este domingo, dia 16, a Funcefet, organizadora, dá dicas importantes aos 23.961 inscritos. A primeira recomendação é em relação ao horário de chegada, que deve ser com uma hora de antecedência, ou seja, às 13h, tendo em vista o horário de início da avaliação: 14h. A prova de múltipla escolha, com duração de quatro horas, terá 40 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Legislação de Trânsito. A Funcefet afirma que os candidatos devem portar documento de identificação oficial (de preferência, o mesmo usado na inscrição), caneta esferográfica de cor azul ou preta e, apesar de o candidato não precisar levar o cartão de informação, é fundamental que tenha conhecimento pleno do seu local de prova.

Segundo a organizadora, não há exigência quanto ao tipo de roupa que a pessoa deve vestir no dia da prova, mas aconselha o uso de roupas confortáveis e adequadas ao ambiente. A empresa ressalta, também, que todos poderão entrar com alimentos e bebidas nas salas, caso queiram. Entretanto, existe uma preocupação com a preservação do bem-estar coletivo. Portanto, os candidatos não podem, por motivo algum, perturbar o ambiente de prova. Para consultar os locais de prova, basta acessar a FOLHA DIRIGIDA Online ou o site da Funcefet. São 230 candidatos para cada uma das 100 vagas oferecidas na seleção. Os primeiros 400 classificados na prova objetiva seguirão para a etapa seguinte, composta por avaliação de títulos.
 
Em seguida, quem for considerado apto será submetido ao teste de aptidão física, previsto para ocorrer em 28 de outubro, no qual haverá corrida de meio fundo de 2.400m e 13 minutos, corrida de velocidade de 100m e 17 segundos, abdominal com 30 repetições em um minuto, barra fixa com três repetições sem limite de tempo, natação (50m em 65 segundos) e dinamometria manual, para medir a força da mão. Por fim, terá um teste de direção veicular, seguido por exames de saúde e social, bem como documental. A corporação ministrará um curso de formação para soldados, com duração de seis meses para os aprovados em todas as fases, proporcionando bolsa de R$1.792,21 durante este período. A remuneração inicial de R$2.526,80 será paga após o curso, já incluindo as gratificações.
 
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Para ingressar nos Bombeiros, é preciso ter menos de 51 anos no ato de posse.