Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

DECRETO QUE REGULAMENTA CONCURSOS NO ESTADO DO RJ, MATÉRIA RETIRADA DO SITE DO CONCURSO VIRTUAL - LUAN SEIXAS


Os concursos públicos realizados no Estado do Rio de Janeiro deverão estar de acordo com o Decreto nº 43.876, a partir de 9 de novembro de 2012. O texto, publicado nesta segunda-feira (9/10) no Diário Oficial do Estado, serve para regulamentar os concursos para provimento de cargos do poder executivo e das entidades da administração indireta.

 

Entre as principais determinações do Decreto destacam-se o tempo mínimo entre a publicação do edital e da aplicação da prova, que agora deverá ser de 30 dias; a seleção deverá ter validade de dois anos, e nenhuma nova seleção poderá ser aberta enquanto houver candidato aprovado dentro do número de vagas do concurso anterior; os órgãos poderão abrir concursos para cadastro de reserva; já a taxa de inscrição do concurso não poderá ser superior a 5% do valor da remuneração do cargo oferecido no concurso; a banca organizadora do concurso não poderá ser composta por integrantes de cursos preparatórios.

EXERCÍCIOS


FUNÇÕES SINTÁTICAS


 

 

 

1-     PMERJ - 2009

“Na palavra coisa viajam todos os

significados.” (l.2)

Assinale o item cujo  termo destacado exerce

função sintática igual à do sublinhado no trecho

acima.

(A) “Alguma coisa acontece no meu

coração.” (l.5)

(B)  “A iluminação é precária,” (l.16)

(C) “Há sempre uma coisa à mão para nos

salvar.” (l.18-19)

(D)  “O paciente diz ao médico:” (l.29)

(E) “ Doutor, não sei, mas estou sentindo

uma coisa...” (l.29)

 

2 - SARGENTO EXÉRCITO-2009  - As palavras grifadas no período  “Mas ser senhor é  triste; eu sou, senhora, e humildemente, o vosso servo”

exercem, respectivamente, a função sintática de:

A-    predicativo do sujeito, vocativo, adjunto adverbial, núcleo do predicativo do sujeito.

B-    sujeito, vocativo, adjunto adnominal, núcleo do objeto direto.

C-    predicativo do sujeito, aposto, adjunto adverbial, núcleo do sujeito.

D-    predicativo do sujeito, aposto, adjunto adverbial, núcleo do predicativo do sujeito. 

E-     sujeito, vocativo, adjunto adverbial, núcleo do sujeito.

(SARGENTO-EXÉRCITO-2009)  “O padeiro balançou a cabeça.

- Eu me lembro do dia em que lhe vendi a torta – disse.”

 Pode-se afirmar que o termo destacado exerce função sintática de:

A - predicativo.        B- objeto indireto.    C-  adjunto adverbial de lugar.

D- adjunto adverbial de tempo.    E- agente da passiva.

 

3-     (SARGENTO-EXÉRCITO-2009)- Na frase “Você está tapando o meu sol.”, a expressão “o meu sol” é:

A-    objeto indireto.     B-  predicativo do sujeito.      C- objeto direto.

D- sujeito.      E-   agente da passiva.

 

4-     IBGE-2009  Em “Mas a lógica impõe quais são as possibilidades de

discordar.”, a expressão destacada exerce a função

de:

A) Objeto direto.  

B) Sujeito.    

C) Objeto indireto.

D) Complemento nominal.

E) Adjunto adnominal.

 

5-     IBGE-2009   Na frase  “Fui xingado de malvado e desalmado por

uns”, assinale o agente da passiva:

A) Eu.     D) Xingado.

B) Fui.     E) Por uns.

C) Malvado e desalmado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. (TJ-SP) Assinale a oração na qual o sujeito é oculto:

a) Encontramos homens e mulheres famintos.

b) Durante a noite, picharam a parede.

c) Existem razões para incriminá-lo

d) Entraram o ministro e seus assessores.

e) Haviam sido realizadas todas as provas do concurso.

2. (TJ-SP) Em qual das orações abaixo o sujeito é indeterminado?

a) Nada o fará mudar de idéia.

b) Contam-se mil casos sobre aquela moça.

c) Os trombadinhas agiram rápido e levaram tudo.

d) No meio da folia, levaram minha carteira.

e) Não existiam motivos para tanta confusão.

3. (TJ-SP)

Basta de covardia! A hora soa...

Voz ignota e fatídica revoa,

Quem vem... Donde? De Deus.

A nova geração rompe da terra,

E qual Minerva armada para a guerra,

Pega a espada... olha os céus.”

(Castro Alves)

No poema há dois verbos destacados. Qual é a classificação do sujeito

de cada um deles?

a) simples e oculto

b) inexistente e simples

c) inexistente e oculto

d) oculto e indeterminado

e) oculto e simples

4. (TCE-RJ) “Eis o que escreveu aquela moça magra.”

O termo em destaque é:

a) sujeito

b) objeto direto

c) predicativo do sujeito

d) adjunto adnominal

e) adjunto adverbial

5. (TCE-RJ) Os termos em destaque têm a mesma função sintática em

todas as opções, exceto em uma. Assinale-a.

a) Nomearam meu primo chefe de delegação.

b) Isso muda muito.

c) Dirigir se tornou mais agradável e perigoso.

d) Fiquei protegido contra as agressões que me reserva o meio

ambiente.

e) O calor, o trânsito e o aumento do IPI precipitaram uma decisão.

6. (CMRJ) “Ao som da bateria da Escola de Samba Império Serrano, cerca

de duas mil pessoas desfilaram ontem na Avenida Atlântica.”

O sujeito dessa oração é:

a) “... na Avenida Atlântica”

b) “... bateria da Escola de Samba Império Serrano, ...”

c) “Ao som da bateria...”

d) “... cerca de duas mil pessoas...”

e) “... Escola de Samba Império Serrano, ...”

7. (BB) Havia pobres e ricos na festa ontem.

Na frase, o verbo está no singular porque:

a) a concordância é facultativa.

b) há um erro de concordância.

c) o sujeito é indeterminado

d) concorda com o sujeito oculto

e) é impessoal

8. (BB) Assinale a oração que não possui sujeito:

a) A noite caiu repentinamente sobre a cidade.

b) Nesse mês, vai fazer um ano da sua partida.

c) Choveram tomates sobre o orador.

d) O dia amanheceu bastante límpido.

e) Não havia existido ninguém com tantas qualidades

9. (BB) O termo destacado exerce a função de objeto indireto, exceto

em:

a) Lembrei-lhe a data de aniversário de sua mãe.

b) Perdi a cabeça durante a discussão e dei-lhe na cara.

c) Devido a problemas de saúde, proibiram-lhe que fumasse.

d) Incumbiram-lhe que entregassem a encomenda.

e) Com certeza, pagou-lhe com bastante atraso.

10. (TJ-SP) Marque a alternativa cujo termo em destaque não é objeto

indireto:

a) O filho dera muitas alegrias à sua velhice.

b) Senhor, rogai por nós.

c) A mãe não lhe negaria o perdão.

d) Desta água não beberei.

e) Nunca te pedi dinheiro.

11. (TJ-SP)

“Não quero aparelhos

para navegar.

Ando naufragado,

Ando sem destino.

Pelo vôo dos pássaros

Quero me guiar...”

(Jorge de Lima)

Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação,

como:

a) transitivo indireto – verbo de ligação

b) transitivo indireto – intransitivo

c) transitivo direto – intransitivo

d) transitivo direto – verbo de ligação

e) transitivo direto e indireto – transitivo direto

12. (PMP-RJ) Assinale a oração cujo termo em destaque é um objeto

direto:

a) “... a capital do Rio Grande do Norte é hoje em dia a mais

procurada pelo turismo.”

b) “... e sair comprando tudo no primeiro dia.”

c) “O passeio de bugre costeando o litoral é a atração principal do

lugar”.

d) “... é recomendável alugar um carro por 24 horas.”

e) “... o passeio ao Mirante deve ser feito pela manhã.”

13. (TRF-RJ) “É evidente que V. S.ª, ao prestar-nos as informações que

lhe solicitamos, estará emitindo simples opinião pessoal, de modo

algum ficando responsabilizando pelo que nos adiantar.”

Os verbos das orações “ao prestar-nos as informações que lhe

solicitamos” são, respectivamente:

a) transitivo direto e indireto – transitivo indireto.

 

b) transitivo indireto – transitivo direto e indireto.

c) ambos transitivo indiretos.

d) ambos transitivos diretos.

e) ambos transitivos diretos e indiretos.

14. (SEE-MG) Somente ocorre objeto direto pleonástico em:

a) “Da praia, os marinheiros olhavam os campos que se perdiam no

horizonte.”

b) “Mas dona Carolina amava mais a ele do que aos outros filhos.”

c) “Pela primeira vez chorou o choro da tristeza.”

d) “As migalhas que lhe ficavam entre os dedos, levava-as à boca.”

e) “Encontrou-a e ao marido na fazenda das lajes.”

15. (BB) Tem função sintática de objeto indireto:

a) Fomos e voltamos a cavalo.

b) Precisamos de auxílio.

c) Leitura é útil a todos.

d) Vivemos para aprender.

e) Aprendemos através do estudo.