Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

RECURSO PROVA BOMBEIRO-MOTORISTA RJ


MUITOS ALUNOS PEDIRAM PARA EU ELABORAR UM RECURSO PARA ESTA QUESTÃO, ENTÃO, PARA ALEGRIA DE TODOS, EU O FIZ:
 
 
Diante das normas gramaticais e linguísticas vigentes, a questão em tela abre a possibilidade para duas interpretações  no que concerne ao predomínio da função linguística.

Pois, conforme o gabarito oficial o texto analisado possui uma missão-função que é a de apenas informar, “jogar uma informação”, pois esse é o papel da função dita Referencial. Contudo, o texto é claro ao redirecionar suas atenções para o novo comportamento do receptor da mensagem ao estabelecer por exemplo: “É necessário que o pedestre entenda isso e contorne o veiculo...” Ou ainda “ ...Não provoque o motorista com palavrões...” Logo, entendo que tal questão deveria ter mudança de gabarito para Conativa (Apelativa), função essa utilizável por autores no momento em que querem induzir, ou talvez alterar o entendimento do receptor em relação a um certo comportamento, hábito ou até mesmo produto. Porém, no mínimo,  considero importante que esta banca a anule a questão.

Logo, Solicito alteração de gabarito ou anulação da questão.

 

Prof. Tiago Lyra

15 comentários:

  1. qual a sua opnião professor da para anular????


    Cumpre salientar, que o art. 143 do CTB (Código de Transito Brasileiro) nos seus incisos elenca as diversas categorias em que o condutor pode habilitar-se, estabelecendo permissões e restrições inerente a cada categoria.
    Assim sendo, observa-se que a categoria D esta contida na E, portanto 2 respostas figurariam como certas, levando assim a anlunacao da questão, uma vez que o edital do concurso no seu item 10.1.1 veda tal pratica.
    Explicitando o acima narrado, transcrevo o enunciado da questão nº 30, objeto deste recurso
    Questão 30 - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista, deve ser habilitado na categoria:
    (a) C
    (b) E
    (c) A
    (d) D
    (e) B
    Destarte, percebe-se que tanto a assertiva (b), quanto a assertiva (d) estão corretas, uma vez que ao condutor da categoria E e permitido conduzir veiculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista. De certa forma, o gabarito fornecido como certo faria sentido se ao final do enunciado houvesse expressões do tipo “deve ser habilitado no mínimo na categoria”, porem não foi o que ocorreu.
    Ante o exposto, com fulcro nas argumentações detalhadas neste recurso, requer a anulação da questão em tela.


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  2. Passível de anulação certamente!! Parabéns pela explanação!!

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  3. Professor
    Verifico tambem que função linguística não está no ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do edital.

    Portanto, o senhor como profissional responsável e admirado por todos, poderia analisar o caso, e se for possível, criar um recurso justificando o fato?
    Desde já, agradeco

    Fernando - Candidato
    dr.fernando@r7.com

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  4. ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e nãoliterário;
    narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e
    emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português;
    Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras;
    mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de
    coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos;
    padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de
    linguagem; Ortografia; Pontuação.

    Hoje eu fiquei o dia inteiro falando sobre isso com vários alunos. O que acontece é que de fato você não encontra nada explícito e sim, vocês podem mandar recursos quanto a isso, aliás, devem. Entretanto implicitamente, a banca poderia até cobrar sim por exemplo "em cima de" Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e nãoliterário;
    narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; mas deixo a dica de mandarem sim, recursos...
    grato,

    Prof. Tiago Lyra
    obs.: Sigam o blog!!rs e identifiquem-se, de onde vocês são?? Valeu!!

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  5. Prof. estou querendo entrar com recurso nas questões que falam:

    O c odigo determina que os orgãos respons aveis pelo trânsito respondam objetivamente por danos causados aos cidadãos \em virtude de ação, omissão ou erro do direito do trânsito seguro ". E obriga ção moral de todos n os, na condição de motoristas e pedestres, apontarmos de ficiências e irregularidades existentes em
    nossas vias p ublicas que possam colocar em risco o trânsito seguro. S~ao nossas vidas e sa ude que est~ao em
    jogo. Ao fazer isso devemos receber uma resposta conforme determina o C odigo de Tr^ansito Brasileiro:

    "Art. 72. Todo cidad~ao ou entidade civil tem direito de solicitar, por escrito, aos org~aos ou entidades do Sistema Nacional de Tr^ansito, sinaliza c~ao, scaliza c~ao e implanta c~ao de equipamentos de seguran ca, bem como sugerir altera c~oes em normas, legisla c~ao e outros assuntos pertinentes a esse C odigo."

    As Aspas ocorrentes no fragmento acima s~ao empregadas para:
    (A) destacar express~oes n~ao costumeiras na linguagem de quem as escreve.
    (B) distinguir uma cita c~ao do resto do contexto em que ela se insere.
    (C) sinalizar mudan ca de interlocutor ou de foco no tema tratado
    (D) emprestar ironia ao que se vai declarar.
    (E) acentuar o valor signi cativo de algumas expressoes

    e a questão

    N~ao s~ao poucos os pedestres que atravessam fora da faixa. As vezes o fazem porque a faixa est a muito longe.
    Ora, o novo c odigo determina que a travessia seja feita pela faixa se esta estiver a uma dist^ancia de at e 50
    metros. Em muitos locais a dist^ancia entre faixas e bem superior a 100 metros. Se o pedestre atravessar a via
    no meio, ele estar a a mais de 50 metros das faixas e n~ao estar a infringindo o c odigo. Muitos motoristas n~ao
    sabem disso; tampouco os pedestres. Mesmo que estivesse errado, o pedestre n~ao deveria ser atropelado. E
    uma puni c~ao que vai feri-lo seguramente, mas tamb em pode torn a-lo aleijado, ou at e mesmo mat a-lo. Pedestres
    e motoristas desconhecem as leis da f sica e as consequ^encias da velocidade de impacto sobre o atropelado.
    Sobre TEXTO I, responda as quest~oes 1 a seguir.
    Quest~ao 1
    No texto est a dito que acidentes de tr^ansito s~ao causados principalmente porque:

    (A) pedestres e motoristas desconhecem as leis da f ísica e as consequ^encias da velocidade de impacto sobre
    o atropelado.
    (B) muitos pedestres parecem ignorar a import^ancia de atravessar nas faixas de seguran ca.
    (C) os pedestres costumam usar as faixas que estejam a mais de 100 metros do local da travessia.
    (D) o pedestre infringe o c odigo de tr^ansito ao atravessar a via no meio.
    (E) muitos motoristas evitam as faixas de seguran ca por pressa ou comodismo.

    Será que poderia me ajudar a formular um agumento inteligente?

    Obrigado
    André Fonseca

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  6. Professor, poderia dizer se cabe recurso ?

    Questao 1
    No seguinte per iodo retirado do excerto selecionado do texto "Motoristas e Pedestres - em busca de uma
    convivencia pacifi ca", " E um privil egio dado somente aos indiv iduos capazes f sica e psicologicamente",
    encontra(m)-se
    (A) dois artigos de nidos.
    (B) um adv erbio de modo.
    (C) dois adv erbios de modo.
    (D) um verbo abundante.
    (E) dois substantivos abstratos.

    Resposta do gabarito opcao "c", achei possivel a opção "e". O que acha ? Obrigado !

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    1. Não, caro amigo. Só há um substantivo abstrato a saber privilegio.

      abs,

      Prof. Tiago Lyra

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  7. Questão 4
    Infelizmente, são poucos os cidadãos e cidadãs que utilizam esse meio direto de reivindicar e participar de forma a elevar os padrões de seguran ca e conforto de nosso trânsito. Já no Artigo 1o. do novo c ódigo fi ca caracterizada a responsabilidade objetiva das autoridades públicas que constituem o Sistema Nacional de Trânsito pela seguran ça dos que transitam em nossas vias p úblicas. (AQUI QUE FOI O ERRO DE DIGITAÇÃO, NÃO CONTÉM ASPAS NO INÍCIO DA FRASE)E bom lembrar que, na de ni ção de via, fi ca claramente estabelecido que nela tamb ém se incluem as calçadas:" O emprego das duas v írgulas ocorrentes no perí odo "É bom lembrar que, na de ni ção de via, fi ca claramente estabelecido que nela também se incluem as cal çadas" justi ca-se porque

    (A) separam elementos de idêntica função sintáatica.
    (B) separam elementos enumerativos citados em regulamentos.
    (C) isolam adjunto adverbial empregado fora da ordem frasal canônica.
    (D) real cam elementos de valor meramente explicativo.
    (E) indicam supressão de termos oracionais integrantes.

    Professor, bom dia, sou do Rio de Janeiro, fiz neste final de semana a prova do bombeiro e na questão acima existe um erro de digitação num trecho que é justamente o mencionado na elaboração da pergunta, o trecho que citei não contém aspas no início da frase. Já entrei com recurso justificando como mencionei acima. Qual sua opinião? Abs. Murilo.

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    Respostas
    1. Meu nobre amigo, infelizmente não vejo outra resposta sem ser a C, pois de fato as vírgulas são empregadas para isolar o adjunto adverbial!!

      abs,

      Prof. Tiago Lyra

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  8. Ao Iniciar seu hor ario de trabalho como motorista, voc^e percebe que sua Carteira Nacional de Habilita c~ao
    est a vencida h a 15 dias. Nesta situa c~ao a conduta mais adequada seria:
    (A) Entender como suspensa sua permiss~ao para dirigir.
    (B) Avisar seu superior imediatamente.
    (C) Cumprir, normalmente, sua jornada de trabalho.
    (D) N~ao trabalhar, dirigindo-se, imediatamente, ao DETRAN.
    (E) Entregar a dire c~ao a um colega condutor habilitado


    não acha que é muito relativo essa questão?
    avisar ao superior ou não trabalhar dirigindo-se ao detran para resolver logo a pendencia?

    acho q caberia 3 respostas embora sei que depois do vencimento vc poderia andar mais 30 dias. e tambem n indo resolver logo poderia passardo prazo de renovaçao, assim perdendo mais dias de trabalho ainda!!!

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    Respostas
    1. Não quero comentar sobre CTB, não é minha praia, desculpe-me amigo!!

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  9. Professor por favor corrija outra questão!

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  10. Bom dia!
    Essa questão na minha opinião foi muito mal elaborada e explicada:

    Questao 22
    E exemplo de penalidade prevista como pass vel de aplica cao pela autoridade de transito.

    (A) Recolhimento do documento de habilita cao.
    (B) Advertencia por escrito.
    (C) Apreensao de telefone celular.
    (D) Reten c~ao do ve culo.
    (E) Recolhimento da placa do ve culo

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  11. ESTOU MUITO FELIZ COM AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO QUE VENHO RECEBENDO DOS MEUS ALUNOS SOBRE A ANULAÇÃO DA QUESTÃO DE FUNÇÕES DA LINGUAGEM.

    TUDO COMEÇOU LOGO APÓS A SAÍDA DOS ALUNOS QUE ESTUDARAM COMIGO EM CURSOS PRESENCIAIS E TAMBÉM DE CANDIDATOS QUE NÃO FORAM MEUS ALUNOS. ALI NA PORTA DE SAÍDA DOS ALUNOS JÁ TINHA FEITO EM MENOS DE 10 MINUTOS O GABARITO (EXTRA OFICIAL RSRSRS) DA PROVA E DISSE QUE A DETERMINADA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA EM FACE DE UMA INTERPRERTAÇÃO DÚBIA QUE SE PUDIA FAZER DO DETERMINADO TEXTO. O QUE NA MINHA OPINIÃO, PELO TEXTO, QUE A FUNCEFET UTIÇIZOU PODIA SER GABARITO TANTO CONATIVA, QUANTO REFERENCIAL.

    PRONTAMENTE FIZ O RECURSO E, NOS DIAS POSTERIORES MEUS TELEFONES NÃO PARARAM, NEM MINHA CAIXA DE ENTRADA NO E-MAIL E TAMBÉM BLOG.

    BEM, COM MUITO CARINHO FIZ O RECURSO E OS ALUNOS SE UTILIZARAM DELE E ENTRARAM COM SUAS RESPECTIVAS RECLAMAÇÕES.

    GRAÇAS A DEUS E TAMBÉM A VOCÊS, A ANULAÇÃO VEIO, JUSTIÇA FOI FEITA, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS...

    PROFESSOR DE CONCURSO TEM QUE VIBRAR, MOSTRAR, MOTIVAR, VIVER JUNTO, POIS SOMOS UM CANAL PARA A ASCENÇÃO SOCIAL DE MUITOS,

    DEUS ABENÇÕE A TODOS,


    PROF. TIAGO LYRA

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