Professor Tiago Lyra:
Licenciado em Português/Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos/SP, professor há mais de 8 anos em cursos presenciais para concursos no Estado do Rio de Janeiro, Ex. AL Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidor Público do RIOPREVIDÊNCIA (Fundo Único de Previdência Social do estado do Rio de Janeiro).
Conhecido pelos seus alunos em todo o Brasil por meio do BIZU DO LYRA que indica sempre uma dica importante para as provas de Língua Portuguesa das principais Bancas do país.Bacharelando em Direito na UCAM


CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ANULADA QUESTÃO BOMBEIRO MOTORISTA-RJ







ESTOU MUITO FELIZ COM AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO QUE VENHO RECEBENDO DOS MEUS ALUNOS SOBRE A ANULAÇÃO DA QUESTÃO DE FUNÇÕES DA LINGUAGEM.

TUDO COMEÇOU LOGO APÓS A SAÍDA DOS ALUNOS QUE ESTUDARAM COMIGO EM CURSOS PRESENCIAIS E TAMBÉM DE CANDIDATOS QUE NÃO FORAM MEUS ALUNOS. ALI NA PORTA DE SAÍDA DOS ALUNOS JÁ TINHA FEITO EM MENOS DE 10 MINUTOS O GABARITO (EXTRA OFICIAL RSRSRS) DA PROVA E DISSE QUE A DETERMINADA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA EM FACE DE UMA INTERPRERTAÇÃO DÚBIA QUE SE PUDIA FAZER DO DETERMINADO TEXTO. O QUE NA MINHA OPINIÃO, PELO TEXTO, QUE A FUNCEFET UTIÇIZOU PODIA SER GABARITO TANTO CONATIVA, QUANTO REFERENCIAL.

PRONTAMENTE FIZ O RECURSO E, NOS DIAS POSTERIORES MEUS TELEFONES NÃO PARARAM, NEM MINHA CAIXA DE ENTRADA NO E-MAIL E TAMBÉM BLOG.

BEM, COM MUITO CARINHO FIZ O RECURSO E OS ALUNOS SE UTILIZARAM DELE E ENTRARAM COM SUAS RESPECTIVAS RECLAMAÇÕES.

GRAÇAS A DEUS E TAMBÉM A VOCÊS, A ANULAÇÃO VEIO, JUSTIÇA FOI FEITA, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS...

PROFESSOR DE CONCURSO TEM QUE VIBRAR, MOSTRAR, MOTIVAR, VIVER JUNTO, POIS SOMOS UM CANAL PARA A ASCENÇÃO SOCIAL DE MUITOS,

DEUS ABENÇÕE A TODOS,

PROF. TIAGO LYRA






POSTAGEM DO DIA 17/09/12

MUITOS ALUNOS PEDIRAM PARA EU ELABORAR UM RECURSO PARA ESTA QUESTÃO, ENTÃO, PARA ALEGRIA DE TODOS, EU O FIZ:



Diante das normas gramaticais e linguísticas vigentes, a questão em tela abre a possibilidade para duas interpretações no que concerne ao predomínio da função linguística.


Pois, conforme o gabarito oficial o texto analisado possui uma missão-função que é a de apenas informar, “jogar uma informação”, pois esse é o papel da função dita Referencial. Contudo, o texto é claro ao redirecionar suas atenções para o novo comportamento do receptor da mensagem ao estabelecer por exemplo: “É necessário que o pedestre entenda isso e contorne o veiculo...” Ou ainda “ ...Não provoque o motorista com palavrões...” Logo, entendo que tal questão deveria ter mudança de gabarito para Conativa (Apelativa), função essa utilizável por autores no momento em que querem induzir, ou talvez alterar o entendimento do receptor em relação a um certo comportamento, hábito ou até mesmo produto. Porém, no mínimo, considero importante que esta banca a anule a questão.


Logo, Solicito alteração de gabarito ou anulação da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário