ESTOU MUITO FELIZ COM AS MANIFESTAÇÕES DE CARINHO QUE VENHO RECEBENDO DOS MEUS ALUNOS SOBRE A ANULAÇÃO DA QUESTÃO DE FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
TUDO COMEÇOU LOGO APÓS A SAÍDA DOS ALUNOS QUE ESTUDARAM COMIGO EM CURSOS PRESENCIAIS E TAMBÉM DE CANDIDATOS QUE NÃO FORAM MEUS ALUNOS. ALI NA PORTA DE SAÍDA DOS ALUNOS JÁ TINHA FEITO EM MENOS DE 10 MINUTOS O GABARITO (EXTRA OFICIAL RSRSRS) DA PROVA E DISSE QUE A DETERMINADA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA EM FACE DE UMA INTERPRERTAÇÃO DÚBIA QUE SE PUDIA FAZER DO DETERMINADO TEXTO. O QUE NA MINHA OPINIÃO, PELO TEXTO, QUE A FUNCEFET UTIÇIZOU PODIA SER GABARITO TANTO CONATIVA, QUANTO REFERENCIAL.
PRONTAMENTE FIZ O RECURSO E, NOS DIAS POSTERIORES MEUS TELEFONES NÃO PARARAM, NEM MINHA CAIXA DE ENTRADA NO E-MAIL E TAMBÉM BLOG.
BEM, COM MUITO CARINHO FIZ O RECURSO E OS ALUNOS SE UTILIZARAM DELE E ENTRARAM COM SUAS RESPECTIVAS RECLAMAÇÕES.
GRAÇAS A DEUS E TAMBÉM A VOCÊS, A ANULAÇÃO VEIO, JUSTIÇA FOI FEITA, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS...
PROFESSOR DE CONCURSO TEM QUE VIBRAR, MOSTRAR, MOTIVAR, VIVER JUNTO, POIS SOMOS UM CANAL PARA A ASCENÇÃO SOCIAL DE MUITOS,
DEUS ABENÇÕE A TODOS,
PROF. TIAGO LYRA
POSTAGEM DO DIA 17/09/12
MUITOS ALUNOS PEDIRAM PARA EU
ELABORAR UM RECURSO PARA ESTA QUESTÃO, ENTÃO, PARA ALEGRIA DE TODOS, EU O
FIZ:
Diante
das normas gramaticais e linguísticas vigentes, a questão em tela abre a
possibilidade para duas interpretações
no que concerne ao predomínio da função
linguística.
Pois,
conforme o gabarito oficial o texto analisado possui uma missão-função que é a
de apenas informar, “jogar uma informação”, pois esse é o papel da função dita
Referencial. Contudo, o texto é claro ao redirecionar suas atenções para o novo
comportamento do receptor da mensagem ao estabelecer por exemplo: “É
necessário que o pedestre entenda isso e contorne o veiculo...” Ou ainda
“ ...Não provoque o motorista com palavrões...” Logo, entendo que tal
questão deveria ter mudança de gabarito para Conativa (Apelativa), função essa
utilizável por autores no momento em que querem induzir, ou talvez alterar o
entendimento do receptor em relação a um certo comportamento, hábito ou até
mesmo produto. Porém, no mínimo, considero importante que esta banca a anule a
questão.
Logo,
Solicito alteração de gabarito ou anulação da
questão.
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